NOVA é das universidades portuguesas com mais pedidos de patentes europeias nos últimos 20 anos


A Universidade NOVA de Lisboa posiciona-se como a segunda instituição académica em Portugal com maior número de pedidos de patentes europeias, de acordo com um relatório divulgado, esta terça-feira, dia 22, pelo Instituto Europeu de Patentes (EPO). Ao todo, a NOVA submeteu um total de 155 pedidos ao EPO entre 2000 e 2020. 

Este estudo, que analisou 1 200 universidades europeias, revela que Portugal ocupa o 17.º lugar na Europa em patentes de origem académica, com 818 pedidos submetidos nas últimas duas décadas.  

No país, 39 instituições de ensino superior contribuíram para esse número, reforçando o papel das universidades no desenvolvimento de inovação tecnológica e científica. As áreas da farmacêutica e da biotecnologia são as que mais se destacam nos pedidos de patentes europeias de origem académica, refletindo a importância da investigação nessas áreas.  

Ao consolidar-se como uma das mais proeminentes do país nesta área, a Universidade NOVA de Lisboa reafirma a sua relevância no cenário de investigação e desenvolvimento tecnológico em Portugal e na Europa. 

Saiba mais sobre as tecnologias patenteadas da NOVA. 

Celebração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2024 com a NOVA: veja aqui o vídeo!