A NOVA Mentor Network visa apoiar e consolidar iniciativas empreendedoras no ecossistema de inovação da NOVA.

Além de partilharem o seu conhecimento e experiência, os mentores podem ajudar a definir estratégias de negócio adequadas, a estabelecer pontes com potenciais parceiros, clientes ou investidores, facilitando o acesso a recursos essenciais, acrescentando valor e melhorando as condições para o sucesso do projeto ou ideia de negócio.

Faça parte da NOVA Mentor Network. Contribua para a criação de mais spin-offs e startups nascidas do conhecimento produzido na NOVA.

Quer ser nosso mentor?

Mentores com experiência e competências demonstradas são essenciais para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo da NOVA.

Os mentores ajudam a (re)definir estratégias e a estabelecer pontes com agentes importantes para o desenvolvimento de negócios inovadores.

Junte-se a nós, cresça connosco e contribua para a criação da próxima NOVA SPIN-OFF.

Para se candidatar à NOVA Mentor Network, veja as FAQs e preencha o formulário abaixo.

FAQs

Quais são os benefícios para a comunidade NOVA?

A existência de uma rede de mentores com experiência e competências demonstradas é essencial para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo da NOVA.

Além de partilharem o seu conhecimento e experiência, os mentores podem ajudar a definir boas estratégias de negócio, a estabelecer pontes com potenciais parceiros, clientes ou investidores, facilitando o acesso a recursos essenciais, acrescentando valor e melhorando as condições para o sucesso do projeto ou ideia de negócio.

A criação desta rede de mentores visa, assim, apoiar e consolidar iniciativas empreendedoras, encorajando a partilha de experiências, competências e know-how entre empreendedores e mentores, e ligar o expertise dos especialistas às necessidades das startups/spin-offs.

Quais são os benefícios para a comunidade NOVA?

Acesso a uma rede de especialistas com competências diversas, dispostos a aconselhar, partilhar experiências, motivar, estabelecer pontes e contribuir com a sua capacidade crítica, para antecipar problemas e discutir soluções, com vista ao aumento das probabilidades de sucesso do projeto ou ideia de negócio.

Quem pode ser mentor?

Podem ser mentores todos os elementos da comunidade NOVA com competências e experiência demonstradas para apoiar projetos empresariais, seja no âmbito científico, tecnológico, de organização, mercado e/ou gestão, incluindo:

  • Ex-alunos/alunos que são hoje líderes ou gestores experientes de startups ou empresas estabelecidas;
  • Professores com experiência e know-how relevantes para apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras;
  • Outras pessoas (internas ou externas) com competências específicas de gestão ou reconhecido mérito em determinadas áreas-chave, disponíveis para apoiar e aconselhar empreendedores no desenvolvimento do seu projeto ou ideia de negócio.

Se quer ser mentor e acha que reúne as competências para tal, preencha este formulário.

Porquê fazer parte da rede de mentores?

Ser mentor é um ato de partilha e altruísmo. As motivações para fazer mentoria podem ser muito variadas e incluem:

  • Retribuir à Universidade ou à sociedade (“giving back”);
  • Gosto em apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras e contribuir para o sucesso de novas iniciativas empreendedoras;
  • Contribuir para a valorização económica e social do conhecimento produzido na NOVA;
  • Satisfação pessoal em partilhar experiências e conhecimentos;
  • Acompanhar novos desenvolvimentos tecnológicos e/ou científicos, atualizando o seu próprio conhecimento e apurando as suas competências como líderes.
O que é que se espera de um Mentor?
  • Participar em atividade de mentoria e aconselhamento em regime pro-bono;
  • Aceitar serem contactados pelo serviço responsável da NOVA, no âmbito de dúvidas ou questões levantadas por alunos, colaboradores ou outros membros da comunidade NOVA envolvidos em atividades de inovação e empreendedorismo;
  • Facultar até 1 hora do seu tempo por mês para atividades de mentoria, que poderão ser mais conforme acordado entre empreendedores e mentores.
Quer saber mais sobre a Rede de Mentores NOVA?

Para outras dúvidas ou informações contacte novaimpact@unl.pt