NOVA Science2Market

O que é o NOVA Science2Market?

O programa tem como objetivo acelerar a transferência de conhecimentos na NOVA, apoiando os cientistas com descobertas tecnológicas ou científicas a encontrar o caminho ideal para a comercialização. O programa oferece orientação individualizada para desenvolver estratégias eficazes de entrada no mercado, transformando os resultados da investigação em inovações com impacto. Este programa inovador foi concebido para estimular o potencial da investigação científica e transformar ideias inovadoras em projetos empresariais de sucesso. Acolhido pela Universidade NOVA de Lisboa e apoiado pelos esforços colaborativos dos Gabinetes de Transferência de Conhecimento (KTO) da NOVA (NOVA Impact – Reitoria, IRIS – NOVA FCT, InnoValue – NMS e Unidade de Inovação – ITQB NOVA), esta iniciativa fornece uma plataforma robusta para estudantes de doutoramento, investigadores e inovadores acelerarem a sua jornada desde a descoberta científica até às inovações prontas para o mercado.

Algumas das suas principais caraterísticas são:

  • Quadro de apoio abrangente: Utilizando a ferramenta KTH Innovation Readiness Level ® (IRL), o acelerador orienta o desenvolvimento de ideias, fornecendo estrutura e suporte em dimensões-chave. Os participantes avaliarão o estado das suas ideias e desenvolverão roteiros personalizados para impulsionar o progresso.
  • Masterclasses: Os participantes participam em masterclasses online ou presenciais de meio-dia abertas a toda a comunidade NOVA, cobrindo tópicos críticos como finanças, propriedade intelectual, formação de equipas e assuntos regulamentares.
  • Coaching: Beneficie de coaching personalizado por parte de uma equipa experiente do KTO que acompanhará o desenvolvimento do projeto e ajudará os participantes a definir os objetivos.
  • Mentoria: Ter acesso a mentoria específica de mentores experientes da NOVA Mentor Network e de parceiros externos. Estes especialistas oferecerão conhecimentos específicos para aperfeiçoar e fazer avançar os projetos dos participantes.

Os participantes irão:

  • Receber apoio contínuo e acompanhamento de especialistas da NOVA e parceiros do programa com vasta experiência em transferência de conhecimento e tecnologia e desenvolvimento de negócios.
  • Ter um coach dedicado para monitorizar o seu progresso, acompanhar o seu percurso e facilitar oportunidades de networking.
  • Participar em reuniões com mentores experientes que darão conselhos valiosos e ajudarão a desbloquear obstáculos.
  • Obter feedback e orientação de capitalistas de risco e empreendedores de base científica.
  • Ter acesso à NOVA Mentor Network e a parceiros externos.
  • Ligar-se a várias escolas e laboratórios de investigação da NOVA de acordo com necessidades específicas.
Quem se pode candidatar?
  • Os participantes podem candidatar-se em equipa ou individualmente se estiverem envolvidos em projetos tecnológicos ou científicos com resultados concretos que possam ser explorados no contexto do programa (patente, resultados inovadores, etc.).
  • As equipas devem incluir, pelo menos, um membro da Universidade NOVA de Lisboa, e a tecnologia ou descoberta científica deve ter sido desenvolvida, parcial ou totalmente, na NOVA.
  • Os indivíduos que se candidatam devem estar afiliados à Universidade NOVA de Lisboa, tais como estudantes de doutoramento, professores, investigadores, bolseiros de pós-doutoramento, etc..

 

Quais são os objetivos principais do NOVA Science2Market?
  • Identificar e avaliar as oportunidades de mercado/clientes potenciais mais promissores para a tecnologia ou descoberta científica proposta, incidindo no potencial de redimensionamento (desenvolvimento de modelos empresariais).
  • Avaliar e decidir a melhor via de comercialização para tecnologias emergentes ou descobertas científicas, incluindo opções como a concessão de licenças ou empresas derivadas, e assegurar uma estratégia e proteção adequadas da propriedade intelectual (PI).
  • Promover a criação de novas oportunidades de negócio com base na investigação científica.
  • Facilitar a transformação das tecnologias ou descobertas científicas da NOVA em valor económico e social.
  • Dotar os participantes da mentalidade e competências necessárias para gerar valor socioeconómico a partir da sua investigação. 

 

Expetativas do Programa

Durante este programa, os participantes irão:

  • Elaborar um Relatório de Desenvolvimento, abrangendo uma análise do estado da tecnologia ou descoberta científica, avaliação de considerações de PI quando relevante, avaliação do cenário competitivo, esboço de um modelo de negócios adequado e recomendações para ações futuras, com base no KTH IRL ®.
  • Desenvolver ou reforçar as competências relevantes para transformar os resultados da investigação em novos produtos ou serviços.
  • Recrutar membros com experiência em negócios para complementar a equipa (quando aplicável a candidatos individuais ou equipas que não tenham essa capacidade).
  • Apresentar os resultados dos seus projetos perante um painel de peritos de empresas e de capital de risco.

O programa NOVA Science2Market foi concebido como uma experiência prática em que os participantes assumem a liderança na condução dos seus projetos. A maior parte do trabalho será realizada pelos próprios participantes, assegurando que se envolvem ativamente na validação das suas ideias, no desenvolvimento das suas estratégias de negócio e na exploração das vias de comercialização. O papel dos coaches – que incluem o pessoal dos Gabinetes de Transferência de Tecnologia (KTO) da NOVA – será o de atuar como facilitadores, fornecendo orientação, recursos e mentoria para ajudar os participantes a navegar eficazmente no processo. Em vez de executarem tarefas em nome das equipas, os coaches irão apoiá-las no aperfeiçoamento das suas abordagens, na ligação com as principais partes interessadas e na superação de desafios.

O sucesso neste programa exige um forte compromisso dos participantes. O envolvimento total nas actividades, o cumprimento dos prazos e a aplicação pró-ativa do feedback fornecido pelos formadores são essenciais para fazer progressos significativos. Ao assumirem a responsabilidade pelos seus projetos, os participantes maximizarão o valor do programa e aumentarão as suas hipóteses de introduzir com êxito as suas inovações no mercado.

Innovation Masterclasses

As Innovation Masterclasses terão lugar online todas as quartas-feiras, de 9 de abril a 21 de maio, e estão abertas a toda a comunidade NOVA mediante inscrição. A presença é obrigatória para pelo menos um membro da equipa de cada projeto NOVA Science2Market selecionado.

Estas sessões fornecem conhecimentos essenciais em áreas chave como a análise de mercado, propriedade intelectual e planeamento financeiro, equipando-o com as competências necessárias para levar com sucesso a sua inovação ao mercado.

Para ver o programa completo, a lista de oradores e os detalhes de cada sessão, visite a página Innovation Masterclasses.

Documentação
Aviso de direitos de autor: O modelo KTH Innovation Readiness Level™ e os recursos associados, tais como estes documentos, são licenciados pela KTH ao abrigo da licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).
  Ficheiro:Cc-by-nc-sa icon.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre
 
Organização e Contactos

NOVA Impact (Rectorate) – novaimpact@unl.pt

IRIS (NOVA FCT) – techtransfer@fct.unl.pt

InnoValue (NMS) – innovalue@nms.unl.pt

Innovation Unit (ITQB NOVA) – innovationunit@itqb.unl.pt

Cronograma do Programa