VIASEF – Infraestrutura para estudos in vivo com artrópodes [NI-SERV-2020-21]
Estudos in vivo com vetores artrópodes autóctones, invasivos, exóticos ou transgénicos, infetados/não-infetados com agentes patogénicos humanos.
Oportunidade a promover
Prestação de Serviços / Know-how especializado
Visão geral
A VIASEF – In Vivo Arthropod Security Facility oferece a possibilidade da execução de estudos numa grande variedade de artrópodes e de agentes patogénicos transmitidos pelos mesmos. O acesso ao VIASEF está aberto às comunidades académica, científica e industrial, de modo a promover a excelência científica e apoiar a inovação tecnológica, tanto a nível nacional como internacional.
O estabelecimento de investigação, equipado com insectários ACL-2 e 3 e laboratórios associados BSL-3, fornece acesso a uma grande variedade de serviços, que incluem:
- Espécies de artrópodes, autóctones, exóticos (invasivos e não invasivo) e transgénicos, vetores de doenças humanas e veterinárias, estão disponíveis para investigação e para fins comerciais, através do fornecimento de amostras vivas ou mortas, ou de partes (e.g. glândulas salivares).
- Tanto os setores privados como públicos podem aceder a ensaios padronizados de testes de inseticidas, biocidas ou repelentes, e experiências com protocolos específicos para estudar os traços de comportamento chave (e.g. escolha de hospedeiro).
- Esta infraestrutura oferece infeções experimentais em artrópodes com agentes patogénicos humanos transmitidos por vetores e o estabelecimento dos ciclos de vida de agentes patogénicos específicos, incluindo agentes patogénicos em campos isolados e geneticamente modificados, permitindo estudos sobre a interação hospedeiro-agente patogénico, competência do vetor, ou efeitos da transmissão dependente do clima. Permite também a produção de amostras infetadas, ou dos seus derivados biológicos, de modo a selecionar fenótipos ou obter material biológico para análise caminhos bioquímicos particulares.
- Também estão disponíveis, para alugar, insectários e laboratórios BSL-3 com ou sem apoio técnico da equipa da VIASED, para o desenvolvimento de estudos de investigação específicos de curta duração.
Vantagens Competitivas
A VIASEF é uma infraestrutura única em Portugal para projetos que precisam de testes in vitro de agentes patogénicos – BLS3 que sejam vetores transmissores de doenças, incluindo ensaios para os determinantes da competência dos vetores estudados ou para o papel dos novos produtos farmacológicos no desenvolvimento do agente patogénico dentro do artrópode hospedeiro. A VIASEF também permite a criação e controlo de espécies invasivas ou estirpes transgénicas de artrópodes que necessitam de condições de contenção específicas, de acordo com as políticas de segurança europeias.
A VIASEF apoia a inovação tecnológica de produtos, oferecendo às PME, que não tenham capacidade de manter departamentos de investigação autónomos, infraestruturas, equipamento, “know-how” e procedimentos experimentais padronizados para avaliação e melhoramento de produtos.
Quando necessário, devido à sua estrutura modular e convertível, um laboratório BSL-3 e insectários ACL-3 também podem ser usados para o estudo de agentes patogénicos e artrópodes não-vetoriais, nomeadamente, na resposta à crise de saúde pública ou ameaças ambientais.
Aplicações
A instalação proporciona ações de formação avançada e condições de trabalho para investigadores desde o nível académico até ao industrial, promovendo assim a mobilidade dos investigadores e programas de intercâmbio científico. A VIASEF tem parcerias bem estabelecidas com indústrias que trabalham com ensaios biológicos de mosquitos para a testagem da eficácia dos produtos que desenvolvem, tais como novos bioinsecticidas ou novos métodos de impregnação de têxteis/superfícies com repelentes. Atualmente participa nos esforços nacionais contra a pandemia do SARS-CoV-2.
Mais detalhes
Acesso direto através da pagina-web da VIASEF: http://viasef.ihmt.unl.pt/
Unidade de investigação
Global Health and Tropical Medicine