Sistema de Dissipação de Energia das Explosões
A invenção permite a utilização flexível em termos de dimensões físicas, curso deformável disponível e materiais empregues, mantendo um comportamento altamente estável do dissipador durante o processo de dissipação, permitindo adaptar as suas caraterísticas a qualquer estrutura existente ou em construção, de modo a absorver e redistribuir a energia remanescente da explosão pela estrutura global, protegendo os elementos portantes essenciais à estabilidade estrutural.
Sobre a tecnologia
Para além disso, o sistema completo permite ainda mitigar a projeção de fragmentos resultantes de elementos frágeis normalmente contidos em fachadas, na medida em que se constitui como um sistema de encapsulamento.
O sistema de proteção contra explosões compreende um painel exterior rígido e uma pluralidade de conectores para suporte do painel. Preferencialmente, o painel exterior será em aço, betão armado ou misto.
Os conectores compreendem um elemento dissipador para absorção da energia da explosão por deformação plástica (inversão tubular e esmagamento de um núcleo). Estes dissipadores podem ser metálicos, em particular ligas de cobre, alumínio e aços com baixo teor de carbono.
Os dissipadores serão, preferencialmente, tubos de parede fina sujeitos a um processo de expansão e pré-inversão numa das extremidades.
O elemento dissipador pode ser preenchido com um núcleo dissipador, constituído por espumas metálicas ou de rocha, ou cortiça de alta densidade ou de argamassa polimérica, polímeros, estruturas em favo de mel, ou ainda por um elemento tubular interno que inverte em sentido oposto ao principal. Neste caso, no corpo fixo do conetor existe um êmbolo que penetra no interior do elemento dissipador aquando da inversão, esmagando o núcleo dissipador ali colocado.
A presente invenção destina-se à proteção de infraestruturas, como edifícios e outras construções críticas para a segurança dos cidadãos, em cenários de guerra, missões de paz de entidades civis ou militares, em instalações industriais com materiais inflamáveis, etc.. No entanto, enquanto conceito, pode ser aplicada, com os devidos ajustes, a outros sistemas terrestres e navais (e.g. Navios). A presente invenção consiste no emprego de um dissipador que permite uma utilização flexível em termos de dimensões físicas, curso deformável disponível e materiais empregues, mantendo um comportamento altamente estável do dissipador durante o processo de dissipação. Estes dissipadores estão incorporados em conetores de apoio de painéis de fachada dos edifícios, preferencialmente com massa significativa. Este sistema permite que as suas caraterísticas sejam adaptadas a qualquer estrutura existente ou em construção, de modo a absorver e redistribuir a energia remanescente da explosão pela estrutura global, protegendo os elementos portantes essenciais à estabilidade estrutural. Para além disso, o sistema completo permite ainda mitigar a projeção de fragmentos resultantes de elementos frágeis normalmente contidos em fachadas, na medida em que se constitui como um sistema de encapsulamento.
Estágio de desenvolvimento
TRL 4 – Componente validade em laboratório.
Propriedade intelectual
- WO2022038582
- PT116658
NOVA Inventors
Valter Lúcio