Método inovador de obtenção de múltiplos géis eletrónicos à base de líquido polimérico iónico a partir de fontes renováveis
A presente invenção consiste num processo inovador para obtenção de géis eletrónicos à base de líquido polimérico iónico a partir de fontes renováveis.
Sobre a tecnologia
O processo consiste num primeiro passo de síntese polimérica seguida de um passo em duas etapas de gelificação que permite a produção de gel eletrolítico à base de liquido iónico polisacarídico (PSIL).
O passo de síntese polimérica envolve o uso de uma fonte renovável de polissacarídeos que reagem com um agente de cloração para produção do derivado de polissacárido. Este material atua como um composto intermédio que reage com um liquido iónico adequado precursor, originando os PSIL.
A gelificação do PSIL requer duas etapas: a dissolução e a coagulação. Para o passo da dissolução, a presença de um solvente compreendendo, pelo menos, um líquido iónico com um solvente orgânico é necessário. O segundo passo requer o uso de um agente de coagulação (e.g. água) para obter o gel desejado.
O processo descrito permite a produção de compostos poliméricos que apresentam um comportamento do tipo gel a temperaturas inferiores a 50ºC. com condutividades na gama de 10-2 siemens/cm à temperatura ambiente.
Tomando vantagem da elevada compatibilidade entre PSIL e líquidos iónicos, os géis podem ser usados como eletrólitos poliméricos feitos à medida, indo ao encontro das propriedades da fonte renovável e da condutividade dos líquidos iónicos.
Estágio de desenvolvimento
TRL 4 – Tecnologia validada no laboratório.
Propriedade Intelectual
Pedido de patente concedido em Portugal (PT110572).
NOVA Inventors
Marta Cançado Corvo
Tiago Gil da Silva Paiva
Susete Brazão Fernandes
Pedro Marques Almeida
Maria Helena Godinho