13 Março 2024
Programa WISE: 35 estudantes da NOVA já estão à procura de soluções capazes de transformar o panaroma energético
São oriundos das diferentes Unidades Orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH, NOVA IMS, NOVA FCT e NOVA School of Law) e já estão a trabalhar em conjunto para desenvolver soluções que possam ser verdadeiramente transformadoras do panorama energético, ao dar uma vida nova a baterias usadas.
Entre os mais de 70 estudantes que se candidataram ao programa WISE – lançado pelo gabinete NOVA Impact, com o apoio da GALP – foram escolhidos 35 para, em sete grupos de cinco estudantes, desenvolverem a resposta mais inovadora para aquele que é considerado um dos problemas mais complexos do mundo de hoje.
Lançado oficialmente esta segunda-feira, 11 de março, o WISE surge no contexto do protocolo estabelecido entre a GALP e a NOVA para a criação da NIRC (sigla inglesa para Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA), para promover a colaboração dentro da comunidade NOVA e a inovação para enfrentar os desafios emergentes em sistemas energéticos sustentáveis.
Durante cerca de 12 semanas, as equipas escolhidas vão debruçar-se sobre os seguintes desafios: second life batteries (incluindo o fornecimento e uso de baterias), armazenamento de energia partilhado em comunidades energéticas, armazenamento de energia para negociações e arbitragem de energia e sistemas alternativos de armazenamento de energia (além de baterias químicas).
O programa WISE visa não apenas dar resposta às questões apresentados pela GALP, mas também proporcionar uma experiência de aprendizagem única aos estudantes, promovendo a colaboração entre diferentes disciplinas e estimulando a inovação no campo energético.
A equipa vencedora irá receber bilhetes para a European Innovation Academy, com todas as despesas pagas, ter a oportunidade exclusiva de fazer um job shadowing na GALP e ganhar um Linkedin Badge da NOVA.