Processo de transferência do conhecimento e tecnologia

O processo de transferência do conhecimento pode ser sumarizado nos passos abaixo. Por favor, note que:

(i) estas etapas podem ocorrer simultaneamente e, por vezes, variar na sua sequência;

(ii) este fluxo em particular é particularmente focado na comercialização de investigação, embora existam outras formas de transferência e valorização do conhecimento – não necessariamente ligadas a fontes de receita diretas ou que podem ocorrer através de canais mais informais – que são igualmente importantes na prossecução da missão da Universidade, como por exemplo a comunicação da investigação, a formação e conhecimento do staff académico que pode impactar positivamente a vida dos cidadãos e contribuir para a melhoria da sociedade em geral; e

(iii) que este processo pode levar meses ou até anos para ser concluído. No caso das invenções, este horizonte temporal depende de vários fatores, como o Nível de Maturidade da Tecnologia (TRL), os mercados potenciais, as tecnologias concorrentes, a necessidade de realizar trabalho adicional necessário para aproximar a tecnologia do mercado, os recursos disponíveis e até mesmo a vontade e compromisso dos inventores.

Investigação

As observações e experiências durante as actividades de investigação conduzem frequentemente a descobertas, invenções ou outros resultados da investigação (por exemplo, software, materiais de investigação) com potencial valor comercial. Muitas vezes, vários investigadores podem ter contribuído para um determinado Direito de Propriedade Intelectual (DPI).

Pré-Comunicação

Um contacto prévio com os gabinetes de apoio da NOVA para discutir a sua ideia e fornecer orientações relativamente aos processos de divulgação, avaliação e proteção descritos mais adiante.

Formulário de Comunicação

Comunicação formal da invenção ou do material protegido por direitos de autor aos serviços especializados da NOVA - a notificação escrita que inicia o processo de transferência formal. O Formulário de Comunicação de Invenção ou de Criação continua a ser um documento confidencial e deve documentar integralmente a sua invenção para que as opções de comercialização possam ser avaliadas e prosseguidas.

Avaliação

O período em que o Formulário de Comunicação é revisto (com o seu contributo), são efectuadas pesquisas do estado da técnica, para além de uma análise de mercado para determinar o potencial de comercialização dos resultados da investigação divulgada. O processo de avaliação orientará a melhor estratégia para explorar comercialmente os resultados divulgados, que pode passar pela venda ou licenciamento a uma empresa existente, pela criação de uma nova empresa ou empresa social ou, se aplicável, pela colaboração com parceiros industriais para aumentar o TRL antes da comercialização.

Proteção da PI

O processo em que se define a melhor via de proteção para maximizar o impacto social e económico dos resultados da investigação. No caso de proteção por patentes, o processo começa normalmente com o depósito de um pedido de patente no INPI, I.P. e, quando apropriado, pedidos internacionais. As taxas de proteção e manutenção podem exigir milhares de euros, especialmente se as invenções forem protegidas internacionalmente. Outras opções de proteção incluem os direitos de autor, a marca registada, o design ou o segredo comercial, por exemplo.

Marketing

Embora este processo seja conduzido pela Universidade, o envolvimento ativo dos inventores/autores pode aumentar drasticamente o seu sucesso. Este processo está relacionado com a procura de potenciais licenciados e/ou empresas candidatas com competências, recursos e negócios para colocar o trabalho ou a tecnologia no mercado, o que inclui a sua apresentação em plataformas ou eventos nacionais e internacionais. Os esforços de marketing podem também centrar-se na procura de patrocinadores da indústria para financiar investigação adicional ou estudos de prova de conceito.

Procura de licenciados ou formação de spin-off

Nos casos em que a invenção possa ser melhor comercializada por uma ou mais empresas existentes, a NOVA procurará potenciais licenciados (ou seja, potenciais parceiros de comercialização) e trabalhará para identificar interesses, objectivos e planos mútuos para comercializar totalmente esta tecnologia. Se a criação de uma nova empresa spin-off se apresentar como o melhor caminho de comercialização, a NOVA trabalhará, dentro das suas capacidades, para ajudar os fundadores no desenvolvimento da empresa.

Negociação e Licenciamento

Após um processo de negociação para definir os termos e condições para a comercialização do ativo de PI, é celebrado um contrato de licença entre a NOVA e um terceiro, no qual os direitos da NOVA sobre uma tecnologia ou material protegido por direitos de autor são licenciados para obter benefícios financeiros e outros. Isto aplica-se tanto a novos spin-offs como a empresas estabelecidas. As NOVA Spin-off® formalmente reconhecidas como tal podem obter uma licença exclusiva de um direito de PI desenvolvido pelos seus promotores, a título gratuito, até à fase de comercialização.

Desenvolvimento Comercial

A empresa licenciada continua a desenvolver a PI licenciada e faz outros investimentos comerciais para desenvolver o produto ou serviço. Este passo pode implicar mais desenvolvimento, aprovações regulamentares, vendas e marketing, apoio, formação e outras atividades.

Benefícios Líquidos Financeiros

Os benefícios líquidos financeiros recebidos pela NOVA dos licenciados são distribuídas aos inventores/autores, às Unidades Orgânicas e às Unidades de Investigação ou grupos de investigação para apoio a novas atividades de I&D e inovação. O desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras tem como objetivo último a retribuição à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento económico e bem-estar social do país, e para a criação de emprego altamente qualificado.