05 Novembro 2021
Final dos Desafios NOVA impACT!
10 projetos impactantes competem para resolver os desafios propostos pela NOVA com o apoio do Santander Universidades
No Demo Day, realizado a 5 de Novembro de 2021, 10 equipas finalistas da 2ª edição dos Desafios NOVA impACT! apresentaram os seus projetos perante um painel de peritos para defender as propostas que conceberam para resolver um problema de relevância social, económica ou ambiental. Com o apoio do Santander Universidades, as equipas receberam 500 euros cada uma e estiveram durante um mês em workshops e a desenvolver os seus protótipos ou provas de conceito.
Lançado em 2020, os Desafios NOVA ImpACT! visam recompensar soluções tecnológicas inovadoras com impacto social. Tais soluções podem incluir aplicações, ferramentas informáticas, dispositivos físicos ou um plano de negócios que devem alinhar-se com, pelo menos, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Dos 10 projetos mais promissores, um destacou-se de facto, tendo ganho o concurso e um prémio monetário de 2.000 euros. O projeto EyeCycle, que propõe um dispositivo capaz de evitar acidentes de bicicleta ao prever o desejo do condutor de fazer uma curva à direita, controlando os semáforos de cada faixa, liderado por Francisco Enguita e João Raio.
Uma menção honrosa foi também dada ao projeto Cientista Regressa à Escola, abrangendo a criação de um programa educativo que promove o regresso dos cientistas à sua escola primária para a realização de workshops científicos. A equipa é constituída por Joana Bordalo, mestranda em Comunicação Científica (NOVA FCSH) com experiência na gestão de um programa educativo baseado nas metodologias “Science Capital Teaching Approach” e “Content and Language Integrated Learning“, sendo também bolseira Fullbright e à parte do projeto europeu FOSTWOM, que promove a igualdade de género através de MOOCs nas áreas STEM, no Instituto Superior Técnico, e Matilde Gonçalves, investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e professora assistente da NOVA FCSH. Matilde tem também um doutoramento em Linguística, pós-doutoramentos em linguística de texto e discurso e tem experiência em projetos financiados com impacto educativo ao nível da literacia científica. Outros membros da equipa que apoiam a implementação do projeto incluem Joana Moscoso, Gil Costa, Sara Martins, Teresa Serafim e Ricardo Marvão.