NOVA Startup Competition

NOVA STARTUP COMPETITION

Quando: 31 de julho, 2024 | 15h-17h | Evento Híbrido

O NOVA START-UP COMPETITION é uma iniciativa do Gabinete NOVA Impact que visa premiar os concorrentes com a oportunidade de participarem numa competição Internacional junto das melhores start-ups Europeias, de apresentarem os seus projetos a Investidores, de angariarem fundos, fazerem networking e falarem com líderes empresariais industriais de toda a Europa.

Se tens uma start-up em early stage e queres angariar fundos para o teu projeto, é aqui que queres estar!

Candidaturas abertas até 21 de julho de 2024!

PRÓXIMA EDIÇÃO

Objetivos

Promover os esforços de projectos inovadores e ganhar um lugar na competição internacional STAGE two.

Os vencedores do Concurso NOVA Startup Competition terão a oportunidade de participar no STAGE two, nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, onde poderão apresentar o projeto a um júri internacional Venture Capital para angariar financiamento e desenvolver ainda mais o projeto e estabelecer contactos com um ecossistema internacional de empreendedores e partes interessadas do sector.

Elegibilidade

Esta iniciativa está aberta a equipas, sendo pelo que pelo menos 1 dos elementos, terá de ser membro de uma das Faculdades da Universidade NOVA de Lisboa (estudantes, alumni, professores, investigadores, etc).

Os elementos da equipa deverão ser preferencialmente alunos (Licenciatura, Mestrado, Ph.D.) ou eventualmente, Alumni, Investigadores ou Professores desde que a tecnologia ou descoberta científica por trás do projeto, tenha sido em parte ou na totalidade desenvolvida na NOVA.

Deverão estar numa fase de desenvolvimento onde já possuam um Produto Mínimo Viável (MVP) e um plano de negócios/pitch deck. Em alguns projetos específicos, o plano de negócios poderá ser considerado o MVP.

Todas as áreas de conhecimento são elegíveis, alinhados com pelo menos um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e ainda:

• Não terem levantado mais do que € 500,000 em equity e € 1,500.000 em bolsas antes do primeiro pré-evento
  • A equipa está à procura de financiamento (ou estará nos próximos 12 meses)
  • A startup é uma oportunidade de investimento viável

Poderás encontrar o regulamento do concurso aqui.

Processo de Candidatura e Seleção

Para concorrer ao NOVA STARTUP Competition, as equipas deverão inscrever-se aqui até ao dia 21 de julho de 2024 e enviar o seu plano de negócios/pitch deck para o NOVA Impact (novaimpact@unl.pt) com a referência: NovaStartupCompetition2024.

Confirma que leste e entendeste os termos do regulamento.

O júri irá avaliar os planos de negócio e um máximo de 10 ideias serão selecionadas para participarem no NOVA STARTUP competition.

O plano de negócio/pitch deck deverá ter um máximo de 15 páginas com o seguinte conteúdo:

• Sumário executivo;
  • Identificação do problema;
  • A solução;
  • Proposta de valor;
  • Mercado alvo;
  • Concorrência;
  • Análise da Propriedade intelectual;
  • Projeções financeiras;
  • Equipa.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

• Tamanho do mercado potencial definido no Plano de negócios, bem como o seu impacto na sociedade (os projetos deverão estar alinhados com os ODS das Nações Unidas);
  • Qualidade da equipa, medida pela formação, diversidade e complementaridade dos seus elementos;
  • Qualidade da ideia apresentada, traduzida através dos argumentos apresentados pela equipa relativamente à necessidade existente no mercado que o seu produto/serviço/tecnologia é capaz de satisfazer;
  • Carácter inovador da ideia apresentada;
  • Capacidade de quantificação dos elementos-chave do negócio;
  • Qualidade da estratégia de negócio apresentada;
  • Adequabilidade da estrutura de financiamento apresentada.
Calendário

Prazo para inscrição e apresentação do Plano de Negócios/Pitch deck: 21 de julho de 2024;

Comunicação das ideias selecionadas: 24 de julho de 2024;

Pitch Final – Evento Híbrido na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa: 31 de julho de 2024 | 15h-17h

Prémios

A equipa vencedora terá acesso garantido ao programa STAGE Two com despesas de viagem e estadia pagas. A presença no STAGE Two irá dar não só notoriedade internacional, mas também a oportunidade de angariar fundos de investidores de capital de risco.

Contactos

Para mais informações, envie um email para o novaimpact@unl.pt com a referência NovaStartupCompetition2024.