NOVA Startup Competition

NOVA STARTUP COMPETITION

Quando: 7 de setembro de 2023 | 14h30 | Evento presencial

O NOVA STARTUP COMPETITION é uma iniciativa do Gabinete NOVA Impact da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa que pretende dar destaque aos projetos mais inovadores da NOVA ao possibilitar a participação numa competição internacional junto com as melhores startups Europeias, fazer pitch a investidores, levantar financiamento para o projeto, fazer networking e estar em contacto com líderes industriais nas mais diversas áreas de atuação.

Se tens um projeto early stage e procuras financiamento, concorre já.

Próxima edição

Objetivos

Promover projetos inovadores ao financiar a participação de equipas na competição internacional STAGE two que decorrerá nos dias 19 e 20 de Outubro de 2023.

As equipas selecionadas terão a possibilidade de melhorar e desenvolver os projetos com o apoio de um grupo internacional de mentores e de se conectarem com o ecossistema internacional de empreendedores e ainda de fazer um pitch do projeto a um grupo de investidores de capital de risco para levantarem financiamento e continuarem a desenvolver os seus projetos.

Elegibilidade

Esta iniciativa está aberta a equipas, sendo pelo que pelo menos 1 dos elementos, terá de ser membro de uma das Faculdades da Universidade NOVA de Lisboa. Os elementos da equipa deverão ser preferencialmente alunos (Licenciatura, Mestrado, Ph.D., MBA) ou eventualmente, Alumni, Investigadores ou Professores desde que a tecnologia ou descoberta científica por trás do projeto, tenha sido em parte ou na totalidade desenvolvida na NOVA.

Deverão estar numa fase de desenvolvimento onde já possuam um Produto Mínimo Viável (MVP) e um plano de negócios/pitch deck. Em alguns projetos específicos, o plano de negócios poderá ser considerado o MVP.

Todas as áreas de conhecimento são elegíveis, alinhados com pelo menos um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e ainda:

• Não terem levantado mais do que € 500,000 em equity antes do primeiro pré-evento
  • A equipa está à procura de financiamento (ou estará nos próximos 12 meses)
  • A startup é uma oportunidade de investimento viável

Poderá encontrar o regulamento do concurso aqui.

Processo de Candidatura e Seleção

Para concorrer ao NOVA STARTUP competition, as equipas deverão inscrever-se aqui até ao dia 3 de setembro de 2023 e enviar o seu plano de negócios/pitch deck para o NOVA Impact (novaimpact@unl.pt) com a referência: NovaStartupCompetition2023.

Confirme que leu e entendeu os termos do regulamento.

O júri irá avaliar os planos de negócio e um máximo de 10 ideias serão selecionadas para participarem no NOVA STARTUP competition.

O plano de negócio/pitch deck deverá ter um máximo de 15 páginas com o seguinte conteúdo:

• Sumário executivo;
  • Identificação do problema;
  • A solução;
  • Proposta de valor;
  • Mercado alvo;
  • Concorrência;
  • Análise da Propriedade intelectual;
  • Projeções financeiras;
  • Equipa.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

• Tamanho do mercado potencial definido no Plano de negócios, bem como o seu impacto na sociedade (os projetos deverão estar alinhados com os ODS das Nações Unidas);
  • Qualidade da equipa, medida pela formação, diversidade e complementaridade dos seus elementos;
  • Qualidade da ideia apresentada, traduzida através dos argumentos apresentados pela equipa relativamente à necessidade existente no mercado que o seu produto/serviço/tecnologia é capaz de satisfazer;
  • Carácter inovador da ideia apresentada;
  • Capacidade de quantificação dos elementos-chave do negócio;
  • Qualidade da estratégia de negócio apresentada;
  • Adequabilidade da estrutura de financiamento apresentada.

Prazo de submissão: 3 de setembro de 2023

Comunicação das ideias selecionadas: 5 de setembro de 2023

Pitch final: EVENTO Presecial na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa: 7 de setembro de 2023 | 14h30

Prémios

A equipa vencedora terá acesso garantido ao programa STAGE Two com despesas de viagem e estadia pagas. A presença no STAGE Two irá dar não só notoriedade internacional como também a oportunidade de fazerem networking e contactos com stakeholders internacionais.

Contactos

Para mais informações, envie um email para o novaimpact@unl.pt com a referência NovaStartupCompetition2023.