Segunda edição do curso online de empreendedorismo da NOVA contou com mais de 3000 inscrições!


Em 2023 a Universidade NOVA de Lisboa lançou a segunda edição do curso online de empreendedorismo completamente gratuito e acessível a todos, disponível através da plataforma de e-learning NAU, gerida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O curso de curta duração ou micro-credencial “Academia de Empreendedorismo”, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deu aos alunos a possibilidade de aprenderem conceitos básicos de empreendedorismo e de ouvirem as experiências de fundadores de startups na primeira pessoa, além da oportunidade de receberem um crédito académico (ECTS).

De acordo com a Comissão Europeia estas micro-credenciais são uma verdadeira oportunidade de aprendizagem no contexto dos sistemas de ensino e formação europeus, ao permitirem a aquisição de competências adequadas a diferentes perfis e necessidades. Este MOOC (Massive Online Open Course), contou com mais de três mil inscritos, na sua grande maioria a viver atualmente em Portugal Continental, nomeadamente na Região Centro, Lisboa e Norte. Para além de Portugal, tivemos participantes em 23 outros países e no final, foram atribuídas 972 certificações digitais, o que corresponde a uma taxa de conclusão de 30%. Destas certificações, 63% foram atribuídas a jovens adultos com idade igual ou inferior a 25 anos, sendo a maioria dos alunos da “Academia de Empreendedorismo” estudantes de ensino secundário e de licenciatura em diferentes áreas de formação. Estes dados revelam um crescente interesse da população mais jovens na aquisição de competências em áreas de relevância para a criação de valor e impacto na sociedade o que vem reforçar a importância de iniciativas como esta.

Face ao recorrente sucesso deste curso nos últimos 2 anos, a Universidade NOVA de Lisboa em conjunto com a NAU, irá lançar em 2024 uma nova edição, com data de início ainda por definir, desta vez na plataforma EdX, garantindo um alcance e visibilidade internacional contribuindo desde logo para a promoção do nome da NOVA enquanto pioneira na formação e capacitação de competências de empreendedorismo de falantes de português pelo mundo.