Estudos de Microbiota e Microbiómica
Medição do impacto de pequenas moléculas e componentes alimentares no crescimento de estirpes individuais ou comunidades dentro da microbiota intestinal
Sobre o serviço
O microbiota intestinal é uma comunidade complexa de microrganismos, principalmente bactérias, que desempenham um papel vital no nosso bem-estar. A composição e a função do microbiota intestinal são significativamente afetadas pelas substâncias que consumimos, tais como nutrientes, aditivos alimentares, medicamentos e poluentes, à medida que passam pelo nosso sistema digestivo. Consequentemente, estas interações podem ter um impacto direto ou indireto na nossa saúde.
Para promover a saúde do microbiota intestinal e fazer avançar futuros desenvolvimentos terapêuticos e nutricionais, é crucial compreender estas interações. A nossa experiência permite-nos avaliar os efeitos de várias pequenas moléculas e componentes alimentares no microbiota intestinal, quer ao nível da estirpe individual quer ao nível da comunidade, utilizando métodos de elevado rendimento. Ao compreender estas interações, podemos identificar intervenções seguras que mantenham o equilíbrio do microbiota intestinal e utilizar as suas capacidades bioativas para gerar produtos pós-bióticos com resultados positivos para a saúde.
Dispomos de uma instalação de microbiómica anaeróbia que inclui um empilhador ligado a um leitor de placas, permitindo experiências de elevado rendimento. Além disso, dispomos de uma coleção diversificada de membros representativos do microbiota intestinal, bem como de uma coleção crescente de amostras de microbiota humana doadas por indivíduos saudáveis.
De um modo geral, esta configuração permite-nos medir o impacto de pequenas moléculas e componentes alimentares no crescimento de estirpes individuais ou comunidades dentro do microbiota intestinal. Além disso, podemos facilmente associar esta informação a leituras ómicas, como a metagenómica e a metabolómica.
Vantagens competitivas
Existem outras formas de realizar estudos microbiómicos para além deste sistema in vitro. Estas incluem a utilização de modelos animais ou a realização de testes directos em ensaios clínicos em humanos. No entanto, a principal vantagem desta metodologia é a realização de testes mais rápidos e económicos, o que pode contribuir para avanços terapêuticos mais rápidos.
Aplicações
Testes das interações da microbiota intestinal com:
- Pré-pro-/pós-bióticos
- Compostos nutricionais e aditivos alimentares
- Fármacos
- Pesticidas/poluentes
Identificação de alterações na composição do microbiota intestinal, aumento ou diminuição da produção de metabolitos de interesse (por exemplo, ácidos gordos de cadeia curta), identificação de novos compostos bioativos gerados pela interação dos compostos testados com o microbiota intestinal
Unidade de investigação
ITQB NOVA – MostMicro