Agente antimalárico, métodos e seus usos

Make an Enquiry

Um novo composto, hierridina C, o método para o obter, e as suas utilizações como agente antimalárico e anticancerígeno.

ANTECEDENTES

Em 2020, quase metade da população mundial estava em risco de contrair malária e, de acordo com o último Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a Malária, registaram-se 241 milhões de casos de infeção por malária, resultando em 627 000 mortes.

Durante a última década, há uma necessidade crescente de agentes antimaláricos, quer para monoterapia, quer como terapias multi-medicamento, pois estão a surgir em todo o mundo estirpes resistentes aos medicamentos, em particular estirpes resistentes à mefloquina e à cloroquina. Por conseguinte, são necessários novos agentes capazes de matar os parasitas resistentes à malária.

VISÃO GERAL DA TECNOLOGIA

Esta tecnologia está relacionada com metabolitos secundários alquil-aromáticos halogenados, em particular a hierridina C da Cyanobacterium Cyanobium sp. LEGE 06113 e a sua aplicação como agente antimalárico e anticancerígeno. Além disso, esta tecnologia compreende os métodos para obter o composto do Cyanobium sp. LEGE 06113 e os métodos para sintetizar quimicamente a hierridina C e os seus derivados em condições laboratoriais.

A solução aqui descrita refere-se a processos utilizados para obter um novo composto – hierridina C – das culturas de cianobactérias, e a compostos que partilham o mesmo esqueleto halogenado, e à sua utilização em formulações para tratar, prevenir ou inibir a malária nos seres humanos.

MAIS DETALHES

Estrutura de Hierridina C, Síntese de Hierridinas B e C, e Evidência de Biossíntese de Alquilresorcinol Prevalente em Picocianobacteria: J. Nat. Prod. 2019, 82, 393-402

FASE DE DESENVOLVIMENTO

TRL 4 – tecnologia validada em laboratório.

É necessário desenvolvimento para validação em configurações de grande escala.

BENEFÍCIOS

A vantagem desta invenção é que não existe nenhuma estirpe de P. falciparum conhecida por ser resistente ao metabolito secundário alquil-aromático halogenado, em particular a hierridina C e seus derivados. Isto é relevante uma vez que a morte por malária é quase exclusivamente causada pelo P. falciparum.

A hierridina C é um produto natural e pode ser obtida de uma fonte renovável e fotoautotrófica através de cultivos em massa no laboratório ou em lagos abertos ou, em alternativa, pode ser quimicamente sintetizada.

APLICABILIDADE

A hierridina C é um novo agente antimalárico, que pode ser utilizado para tratar a malária, uma das doenças infecciosas mais prevalecentes e ameaçadoras de vida no mundo em desenvolvimento.

OPORTUNIDADE

Disponível para licenciamento;
Procura de parceiros de co-desenvolvimento,

Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator

PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOVA Inventors

Fátima Nogueira

logotipo_IHMT-horizontal - IHMT