BIOTROP – Biobanco de recursos bio-tropicais [NI-SERV-2020-20]
Principal biobanco nacional em doenças infeciosas e medicina tropical para uma investigação mais eficaz nas ciências da saúde
Oportunidade a promover
Prestação de serviços/ Conhecimento
Visão geral
O BIOTROP foi criada no final de 2016 no Global Health and Tropical Medicine – GHTM, a unidade de I&D do IHMT NOVA. Como resultado de longas investigações colaborativas com outros países de Língua Portuguesa, o GHTM/IHMT NOVA tem, em Portugal, notáveis coleções de materiais biológicos únicos, incluindo microrganismos patogénicos e não patogénicos, vetores de doenças e reservas.
A sua missão é fornecer material de alta qualidade a investigadores e promover a investigação de diversas doenças infeciosas que têm, atualmente, impacto na vida humana, particularmente em países endémicos. As instalações estão preparadas para receber, preservar e distribuir amostras, cumprindo as boas práticas laboratoriais e standard operating procedures em conformidade estrita com os quadros éticos e legais. O BIOTROP é aprovada pelo Data Protection Officer da NOVA. A nossa equipa é constituída pelo Coordenador Executivo Geral e o Coordenador Técnico, por um Comité Científico, um Comité Técnico e três consultores externos. O BIOTROP integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação enquanto membro das redes nacionais Biobanco.pt e Portuguese microBiological Resources Center Network.
O BIOTROP é uma instalação de alta qualidade com diferentes temperaturas de armazenamento (4ºC, -20ºC, -80ºC, LN2), um frigorífico de reserva, uma rede elétrica suplente de emergência, um sistema central de extração de ar, um sistema de ar condicionado, um sensor de oxigénio, um gabinete de fluxo laminar e um laboratório de controlo de software.
O BIOTROP implementou as seguintes infraestruturas, estruturas legais e de ética e diretivas:
- ISBER Best Practice 2018
- OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres 2009
- EU General Data Protection Regulation (GDPR)
- Nagoya Protocol
- Controlo de qualidade: Data Privacy Impact Assessment (DPIA) Aprovado pelo Data Protection Officer (DPO) da NOVA
Vantagens competitivas
Os Biobancos são infraestruturas centrais para a inovação na área da saúde global. Através dos biobancos, os investigadores podem ter acesso a uma grande diversidade de espécies biológicas, antecipando, assim, a necessidade de recolha de amostras para aplicações prospetivas (i.e. desenvolvimento de biomarcadores, novas terapias, métodos diagnóstico, etc). A qualidade tanto da recolha de bio-espécies, como do armazenamento e da base de dados podem ser elementos-chave para sucesso ou insucesso destas aplicações.
O BIOTROP engloba uma coleção única e diversificada de 21000 amostras que estão constantemente a ser atualizadas, como resultado de projetos de investigação em curso:
- Vetores de doença- mosquitos (Ghana) e carraças (Portugal);
- Disease Reservoirs – caracóis (Portugal);
- Amostras de sangue de animais de companhia (Portugal);
- Amostras de Sérum (positivas, negativas, inconclusivas e anti Leptospira interrogans) (Portugal Continental e Açores);
- Amostras fecais e nasofaríngeas e ADN associado de microbiomas pediátricos (Guiné Bissau);
Aplicações
As coleções e informações associadas ao BIOTROP são disponibilizadas por pedido; um catálogo aberto online estará brevemente disponível. O BIOTROP pode também oferecer serviços adicionais, tais como:
- Processamento e preservação de amostras, em concordância com os Standard Operating Procedures;
- Extração de ácido nucleico (ADN E RNA);
- Preservação e cultura de bactérias e parasitas;
- Caracterização molecular taxonómica de bactérias e parasitas.
Mais detalhes
https://www.ihmt.unl.pt/investigacao/biobanco/
https://ghtm.ihmt.unl.pt/consultancy-and-services/
Unidade de investigação
Global Health and Tropical Medicine.