Glooma

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A Glooma, uma start-up fundada por um alumno da NOVA FCT, teve origem no mestrado de Engenharia Biomédica, na cadeira intercalar de empreendedorismo, onde o aluno foi apoiado por diversos professores nas áreas negócio e na tecnologia utilizada.

Desde a sua criação em junho de 2021, a empresa tem mantido uma forte ligação com a comunidade académica da NOVA, sendo incubada no NOVA SBE Haddad Entrepreneurship Institute. Ao longo de 2022, a Glooma participou em diversas iniciativas, incluindo um curso de branding, a iniciativa Startup Summer Experience e o Tech Hub da NOVA Medical School. 

A Glooma está a desenvolver um dispositivo médico, doméstico e portátil, que complementa a autopalpação da mama, a SenseGlove. Este dispositivo é uma luva que contém sensores piezoelétricos e que se conecta a uma aplicação móvel que contém um algoritmo de Machine Learning. Ao combinar os sensores e a inteligência artificial, a Glooma consegue criar um perfil para cada utilizador e fazer uma monitorização mensal da saúde mamária, alertando a paciente sempre que houver uma suspeita, diferenciando-se desta forma da competição existente. 

A sua ambição é melhorar o nível dos cuidados de saúde, por isso é importante reforçar que esta solução se trata de uma melhoria do autoexame da mama, ajudando as populações com menos literacia a ter um acesso mais rápido aos exames de diagnóstico. O que se pretende com esta solução é a de colocar a experiência de milhares de médicos nas mãos das mulheres com a ajuda da IA, incentivando-as a agir no momento certo, reduzindo a incerteza e o risco de deteção tardia do cancro da mama, melhorando o prognóstico da doença. 

Os objetivos da Glooma são sensibilizar para a importância da prevenção do cancro da mama, capacitar e empoderar as mulheres para controlarem melhor a sua saúde mamária, garantindo que mais mulheres tenham um diagnóstico precoce, evitando tratamentos mais agressivos, cirurgias mutilantes ou mesmo a morte, e dar às mulheres o poder de controlar a sua própria saúde. O principal objetivo da solução da Glooma é reduzir os 35% de cancros da mama que são detetados tardiamente. 

A Glooma também se diferencia da competição ao utilizar sensores piezoelétricos que permitem ser utilizados em todo o tipo de mamas, incluindo mulheres com e sem implantes. A faculdade e nomeadamente o curso de Eng. Biomédica foram fundamentais na primeira investigação sobre a tecnologia a utilizar, visto que foi validada ainda na FCT depois de algumas conversas com professores da faculdade. A Glooma também se diferencia através do modelo de negócio e no posicionamento da marca, que surgiu através da parceria com a Nova SBE e Nova Junior Consulting. 

Além das colaborações com as várias faculdades da NOVA, a Glooma também estabeleceu parcerias com entidades como a Value for Health Colab (VOH CoLAB) e a Patient Innovation. Destacam-se as colaborações com a VOHCoLAB no apoio à investigação da proposta de valor da Glooma, e o apoio da Glooma no desenvolvimento da plataforma Worthmed da VOHCoLAB. A empresa também participou no Patient Innovation Bootcamp 2021, organizado pelo EIT Health e pela Patient Innovation. 

No período entre fevereiro e maio de 2023, a Glooma conduziu uma pesquisa em conjunto com a NOVA Junior Consulting para identificar o melhor modelo de negócios a adotar,estando ainda a trabalhar com a NOVA Junior Consulting sobre a estratégia de entrada no mercado. Recentemente, em setembro de 2023, a Glooma foi reconhecida com um prémio na categoria “Caregiver” nos Patient Innovation Awards, realizado nas Estoril Conferences. As colaborações e reconhecimentos destacam o compromisso e sucesso contínuo da Glooma com o apoio da Universidade NOVA de Lisboa, no campo da inovação na área de saúde. 

https://glooma.pt/