Método Colorimétrico para a Detecção de Material Genético Amplificado
Método de deteção de material genético após uma reação de amplificação após uma outra reação de amplificação isotérmica.
CONTEXTO
Método colorimétrico baseado num indicador complexométrico, para deteção de material genético após uma reação de amplificação após uma outra reação de amplificação isotérmica loop-mediated.
A amplificação isotérmica mediada por laço (LAMP) é um método de amplificação de ADN que permite a deteção rápida e sensível de um gene específico. O LAMP fundido com transcrição reversa (RT-LAMP) tem sido utilizado com sucesso para a deteção de vários vírus RNA respiratórios, incluindo o SARS-CoV-2. RT-LAMP é uma alternativa poderosa à RT-PCR devido à sua elevada especificidade e sensibilidade, à sua relação de custo-eficácia, e à sua rápida transformação. Os simples requisitos técnicos e instrumentais dos testes colorimétricos RT-LAMP tornam-nos extremamente atrativos para utilização e implementação no ponto de tratamento (point of care – POC) em ambientes de poucos recursos.
O RT-LAMP colorimétrico tem sido utilizado com sucesso para a deteção da SARS-CoV-2 em doentes com COVID-19.
SOBRE A TECNOLOGIA
O método colorimétrico para a deteção de um material genético amplificado numa amostra biológica compreende os seguintes passos:
- obtenção de uma amostra biológica
- amplificar o material genético para obter uma solução de material genético amplificado
- adição de um conjunto de deteção constituído por murexida e um composto de zinco (ll) à solução de material genético amplificado
- avaliação da mudança de cor da solução.
Um aspeto da presente revelação relaciona-se também com a utilização do indicador de murexida (5,5-Nitrilodibarbitúrico de ácido monoamónico, ou púrpura de amónio, CAS 3051-09-0) e um composto de zinco (ll) para a deteção de um material genético amplificado numa amostra biológica. Está também disponível um kit, um cartucho de diagnóstico microfluídico ou um dispositivo lab-on-chip para detecção de um material genético amplificado numa amostra biológica pelo método descrito. O método é também adequado para a deteção de material genético viral, material genético bacteriano, material genético fúngico, material genético de parasitas protozoários ou material genético humano.
ESTADO DE DESENVOLVIMENTO
Technology Readiness Level (TRL): 3
BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES
Os testes baseados na saliva têm numerosas vantagens sobre a amostragem nasofaríngea, especialmente num cenário de rastreio em massa. Pode ser realizado de forma fácil e não invasiva, minimizando assim o desconforto do paciente, e não requer pessoal especializado ou a utilização de equipamento de protecção, o que poupa tempo e reduz os custos.
A facilidade de utilização é traduzida pela utilização de um kit, um cartucho de diagnóstico microfluídico ou um dispositivo lab-on-chip para deteção de um material genético amplificado numa amostra biológica pelo método descrito.
PROPRIEDADE INTELECTUAL
OPPORTUNITY
- Disponível para licenciamento exclusivo e/ou procura de parceiros de codesenvolvimento.
NOVA Inventors
Catarina Pimentel
Catarina Amaral
Luís Miguel Lima