NOVA impACT! Challenges

MELHORANDO A SOCIEDADE HOJE E NO FUTURO

Quando: 11 Outubro – 5 Novembro 2021

 

Os NOVA impACT! Challenges foram criados durante a pandemia de Covid-19, que veio realçar a importância da inovação e do empreendedorismo social na obtenção de respostas inovadoras pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade. São vários os desafios de foro social e ambiental já identificados no curso desta pandemia, e muitos outros poderão surgir a curto ou médio prazo.

Nesta nova edição, a Universidade NOVA de Lisboa e o Santander Universidades, procuram empreendedores que tenham o objetivo de contribuir com soluções para os desafios de hoje e do futuro, apoiando o seu desenvolvimento de ideias e concedendo a oportunidade a todos os projetos de impacto social para se apresentarem e evoluírem com o apoio de mentores especializados.

Objetivos

Apoiar o desenvolvimento de 10 soluções de impacto colocando o conhecimento e inovação ao serviço da sociedade.

As soluções podem ser variadas – desde apps, ferramentas informáticas, dispositivos físicos a um plano de negócios – e deverão estar alinhados com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Elegibilidade

Esta iniciativa está aberta a toda a comunidade académica do Ensino Superior Português.

O programa em resumo

As ideias podem ser submetidas por equipas entre 2 a 5 elementos.

As 10 melhores ideias serão selecionadas por um júri, após uma curta entrevista, caso o comité de seleção considere necessário.

Durante 4 semanas, as equipas selecionadas irão desenvolver um protótipo ou uma prova de conceito. Em casos específicos, a solução apresentada poderá ser um plano de negócios.

Cada equipa selecionada é elegível para receber até 500€ para implementar a prova de conceito e desenvolver os seus protótipos.

No início de cada semana, as equipas terão acesso a um workshop em formato online, com foco nas atividades a desenvolver e serão acompanhados por um mentor/facilitador.

Todas as equipas terão acesso a mentores, ferramentas digitais, entre outros recursos.

O programa irá terminar com a apresentação das soluções desenvolvidas em formato de pitch no Demo day, sendo a apresentação das soluções desenvolvidas avaliada por um painel de especialistas.

A equipa vencedora poderá ainda receber um prémio monetário de 2000€ para apoiar o desenvolvimento da solução apresentada.

Poderá encontrar toda a informação no regulamento.

Contactos

Para mais informações sobre o programa, contactar o Gabinete NOVA Impact (novaimpact@unl.pt) com a referência: NovaImpactChallenges.

EDIÇÃO 2021

Processo de Candidatura e Seleção

As ideias (máximo 300 palavras) deverão ser submetidas através da plataforma Santader X.

O júri irá rever e avaliar todas as ideias submetidas.

As melhores 10 ideias serão selecionadas para a fase da prova de conceito.

Os participantes deverão demonstrar compromisso em desenvolver a prova de conceito durante as 4 semanas em que decorre o programa.

Calendário

Prazo para submissão: 29 de Setembro

Comunicação das ideias selecionadas: 8 de Outubro

Início do programa: 11 de Outubro

Desenvolvimento da Prova de Conceito: 11 de Outubro – 4 de Novembro

Demo day e seleção da equipa vencedora: 5 de Novembro

Recursos a serem disponibilizados para a implementação da prova de conceito: