PIDLAB – Laboratório de imunodeficiência primária [NI-SERV-2020-07]
PIDLAB – Orientado para melhores abordagens diagnósticas de Imunodeficiências Primárias e doenças imunológicas
Oportunidades a promover
Prestação de serviços / Conhecimento
Visão geral
Desde 2020, o laboratório de Imunologia da NOVA Medical School tem-se focado no diagnóstico de Imunodeficiências Primárias (PIDs) e outras doenças do sistema imunológico (citopenia imune, síndromes hemofagocítica, seguimento pós-transplante).
Também nos focamos no estudo de mecanismos imunológicos de gravidezes e partos.
Adicionalmente temos diversos protocolos para perfis imunológicos de doenças reumatológicas (lupus, Sjogren) e doenças alérgicas. No nosso raio de ação estão diferentes ensaios de citometria de fluxo, em muitos dos quais somos o único laboratório nacional que os realiza.
A proximidade entre o nosso grupo e os médicos que trabalham com pacientes pediátricos e adultos desafia-nos a continuar a desenvolver e implementar novas estratégias de diagnóstico. Portanto, pretendemos melhorar as respostas às suas questões específicas sobre a caracterização e a identificação deste espetro complicado de doenças.
Trabalhando com uma equipa multidisciplinar, temo-nos especializado em ensaios funcionais e de imuno-fenotipagem. O nosso laboratório conta com 2 citómetros, um 8-color BD FACS Canto II e um 4-color BD FACS Calibur como sistema de backup. Temos também uma instalação de cultura de células, e relativamente a biomarcadores imunitários, contamos com um conjunto de imuno-ensaios, tanto em plataformas clássicas como multiplex, para uma abordagem mais completa.
A nossa equipa está envolvida tanto em projetos de diagnóstico como de investigação, e colaboramos com centros nacionais e internacionais. O nosso laboratório é também reconhecido como um centro importante de formação, para o qual recebemos estagiários pré e pós-graduados de todo o país e do estrangeiro.
Gráficos de pontos e representações PCA comparativos para conjunto de células-B de uma cobaia saudável e de um paciente com Imunodeficiência Comum Variável (IDCV).
Vantagens competitivas
Em Portugal, somos pioneiros na implementação de conceituadas estratégias do consórcio EuroflowTM para Imunodeficiências Primárias. Apesar de fornecermos serviços maioritariamente no sul de Portugal, temos a capacidade de interagir com centros em todo o país, pois somos, de facto, únicos na prestação dos nossos serviços, tais como monitorização de síndromes hemafagocíticas em pacientes adultos e pediátricos.
Têm aparecido ao longo dos anos questões sobre investigações paralelas e estamos empenhados em explorar as complicações da imunologia reprodutiva. Para tal, várias abordagens têm sido implementadas no nosso laboratório para caracterizar melhor o sistema imunitário uterino sistémico e local em mulheres com problemas de fertilidade. Acreditamos que esta é uma área nova e promissora, que, num futuro próximo, contribuirá para um melhor seguimento destes pacientes e ajudará a desenvolver abordagens centradas no paciente melhorando os resultados das estratégias terapêuticas existentes.
Aplicações
O nosso serviço direciona-se principalmente para hospitais e centros diagnósticos, com ensaios como a caracterização de conjuntos de linfócitos, perfis de memória, expressão de marcadores de ativação (CD25, HLA DR, ou CD134), ensaios funcionais para neutrófilos e linfócitos, secreção de citoquina e quantificação entre outros (link).
Estamos disponíveis para desenvolver diferentes aplicações de diagnóstico que podem ajudar investigadores clínicos e outros parceiros que precisem de especialistas em testes de respostas imunológicas.
Mais detalhes
Mais informação e publicações relevantes estão disponíveis em:
http://cedoc.unl.pt/allergy-immunodeficiency-and-translational-immunology/
Unidade de investigação
CEDOC