Reator eletroquímico para a remoção de micropoluentes e microrganismos de matrizes aquosas
Reator eletroquímico para a remoção de micropoluentes e microrganismos de matrizes aquosas aplicado num período de algumas horas.
Sobre a tecnologia
Otimizado para afluentes e águas residuais, este reator providencia um vasto leque de aplicações para águas salinas e salobras.
O processo eletroquímico baseia-se na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade entre elétrodos com cargas simétricas ânodo e o cátodo). O potencial elétrico induzido promove a eletrólise da água envolvendo oxidação no ânodo e redução no cátodo.
Uma variante desta tecnologia, baseado no processo eletrodialítico, permite a remoção simultânea de contaminantes orgânicos e a recuperação de fósforo para reintrodução subsequente no fluxo de matéria.
Esta tecnologia apresenta especificações maiores em termos de design e implementação, sendo que a eficiência da sua implementação depende da matriz e dos contaminantes sob análise.
Benefícios
Uma das vantagens relacionadas com esta tecnologia é que dispensa a adição de reagentes ou químicos. Os eletrões associados com as reações de oxidação/redução são considerados agentes “verdes”.
A maximização dos usos e aplicações de acordo com necessidades específicas é uma das maiores vantagens desta tecnologia. Pode ser desenhada individualmente ou adicionada a uma tecnologia existente, dependendo das suas características. O reator pode também ser usado individualmente ou numa conduta apta à remoção de diferentes contaminantes.
Oportunidades
Disponível para licenciamento exclusivo e não-exclusivo.
Propriedade intelectual
- Pedido de patente submetido (WO2020188370).
NOVA Inventors
Cátia Magro
Alexandra B. Ribeiro
Eduardo Hipólito Mateus
Paula R. Guedes