Sistemas eutéticos como agentes antibacterianos e potenciadores de cicatrização de feridas
Uma formulação de mentol: ácidos gordos, na proporção molar adequada para criar um sistema eutético com propriedades antibacterianas.
Contexto
As infeções bacterianas são um dos maiores problemas na cicatrização de feridas. O mercado está à procura de soluções que evitem o uso de antibióticos como soluções naturais que previnam adesão do biofilme bacteriano. Se forem associados a estes benefícios, os sistemas conseguem promover a cicatrização de feridas, traduzindo-se numa vantagem competitiva, A solução aqui proposta é um sistema eutético profundo terapêutico (THEDES) com base em ácidos gordos e mentol. O mentol é um terpeno que pode ser extraído da Mentha e que já tem sido usado para preparações de THEDES em conjunto com uma grande variedade de compostos, incluindo ibuprofeno, lidocaína, fluconazol, captopril, entre outros. Neste trabalho, o mentol foi usado, essencialmente, devido à sua eficácia como potenciador de permeabilidade em conjunto com as suas conhecidas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Por outro lado, ácidos gordos são habitualmente extraídos de gorduras vegetais e animais e as suas propriedades antimicrobianas potentes têm sido muito divulgadas, incluindo o seu papel essencial na auto-desinfeção da pele humana, uma vez que são segregados pelas glândulas sebáceas. A combinação do mentol com ácidos gordos num sistema eutético nunca tinha sido feita anteriormente.
Esta solução inovadora é um preparado de mentol:ácidos gordos, na proporção molar apropriada para um solvente eutético profundo. Em particular, temos concebido novos sistemas de mentol:ácido láurico; mentol:ácido mirístico e mentol:ácido esteárico. Os sistemas mostraram comportar-se como uma entidade só, diferente da das componentes puras que compõem a mistura. Além do mais, a viabilidade celular não é comprometida quando em contacto com estes compostos.
Sobre a tecnologia
Esta invenção é uma combinação de mentol com ácidos gordos, na sua composição eutética, i.e., numa proporção molar adequada na qual os sistemas ficam líquidos à temperatura ambiente. A composição revelou uma melhoria na cicatrização de feridas, com a particularidade de não ser citotóxica e possuir propriedades antibacterianas. A avaliação do seu desempenho biológico foi feita para bactérias e células HaCaT. Entre as diferentes composições do THEDES, a que tem por base mentol e ácido esteárico (EA), estabelece interações de ligação de hidrogénio mais fortes, sendo também a formulação mais promissora pois não gerou nenhuma citotoxicidade relevante, e potencia a cicatrização de ferias preservando propriedades antibacterianas.
A habilidade biológica destes THEDES com base em ácidos gordos foi testada in vitro com uma grande variedade de microrganismos, mostrando resultados promissores contra bactérias gram-positivas clinicamente importantes tais como a Staphylococcus aureus resistente à meticilina e a Staphylococcus epidermis, ambos patogénicos proeminentes em infeções adquiridas em ambiente hospitalar, devido ao aumento da sua resistência aos antibióticos usados atualmente. A concentração mínima de inibição (MIC) e a concentração mínima de bactericida (MBC) foram determinadas para todas as formulações e a análise da cito-toxicidade foi feita usando o mesmo concentrado. Os testes de citotoxicidade foram realizados por um ensaio colorimétrico com contacto indireto (ensaio MTS) usando THEDES com diferentes concentrações. Quando combinados, os resultados mostram claramente que DES com base em mentol e ácidos gordos detém grandes espectativas como agente antimicrobiano para utilidades preventivas e terapêuticas. Mais ainda, THEDES com base em mentol:EA são também potenciais candidatos para a preparação de pensos para feridas, que promovem um melhor fecho das feridas em relação a um controlo.
Mais detalhes
Detalhes não publicados do projeto, incluindo novos dados, não foram revelados até à data, mas a Universidade poderá discutir os detalhes com as partes interessada sob um Acordo de Confidencialidade.
Estado de desenvolvimento
TRL 3 – Prova de conceito.
Benefícios
- Não citotóxico;
- Antibacteriano – separação completa do biofilme após (máximo) 15 min para MRSA; coli e C.albicans;
- Agente de cicatrização de feridas – melhoria de mais de 40% comparativamente com o controlo.
Aplicações
- Adesivos/Gazes curativos para feridas estão a ser preparados;
- Esta tecnologia tem o potencial de fornecer bases para terapias antimicrobianas, ou tratamentos de superfície de materiais/dispositivos.
Oportunidades
Disponível para licenciamento exclusivo e não exclusivo.
Propriedade intelectual
- Pedido de patente submetido (WO2020174340).
NOVA Inventors
Joana Marques Silva
Carolina Velhinho Pereira
Francisca Marques Mano
Alexandre Paiva
Ana Alexandra Matias
Ana Rita Duarte