Pesca inteligente
O projeto de Pesca Inteligente (Smart Fishing) foi desenhado para enfrentar os problemas de segurança e sustentabilidade da pesca artesanal através do desenvolvimento de uma Solução Tecnológica Integrada com base na comunidade.
Contexto
É essencial repensar um elemento da cultura Portuguesa: a pesca artesanal e a sua relação com o ambiente. “Pesca Inteligente” é um projeto que consiste em ações, em territórios costeiros, que motivam os pescadores locais a participar em decisões que afetam a sua vida profissional, através de literacia dos oceanos e rios, demonstrando a importância da sustentabilidade na pesca artesanal.
Num processo etnográfico profundo da integração com comunidades locais que durou mais de 10 anos, foi delineado que a segurança na pesca seria um ponto essencial a ser explorado, repensado coletivamente e reconfigurado. Para responder a esta necessidade da comunidade, o desenho do projeto “Pesca Inteligente” foi baseado num Sistema Tecnológico Integrado (STI) para a sustentabilidade e segurança na pesca artesanal, com base em três eixos do conhecimento: local, técnico e científico.
Atualmente, o projeto envolve oito comunidades piscatórias na área costeira de Almada numa série de encontros e eventos com o envolvimento direto de decisores políticos em parceria com o “Observatório de Literacia Oceânica” integrado nos laboratórios de investigação do “Centro MARE” da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
Um dispositivo eletrónico foi concebido e construído coletivamente – existem três lados: local, técnico e científico permitindo que o STI seja usado com significado e pertença às comunidades piscatórias envolvidas.
Visão Tecnológica
Saiba mais em http://smartfishing.olo.blue/
Detalhes adicionais
Estado de desenvolvimento
TRL 3 – prova de conceito experimental.
Benefícios
A grande vantagem desta tecnologia é, em particular, o sentido de pertença ao sistema tecnológico integrado (STI) da segurança, por parte do pescador artesanal, fazendo-o usar o dispositivo, porque o conhece, define-o para as suas necessidades e possibilidades de utilização e reconhece-o como fundamental para lhe salvar a vida, a sua embarcação e para a reconexão com a sustentabilidade no seu equipamento de pesca.
Outros benefícios incluem:
- A ação de participação dos pescadores no processo de decisão das suas vidas profissionais;
- O conhecimento dos condicionantes regionais que afetam a pesca artesanal, porque participam em encontros nos quais estão presentes membros de todas as comunidades da região, com diferentes artes e problemas de segurança e sustentabilidade;
- Teve de haver formação computacional dos pescadores artesanais envolvidos no desenvolvimento deste projeto, combatendo a exclusão informática que existe nestas comunidades costeiras resilientes.
Oportunidade
Necessidade de investimento.
Palavras-Chave
Pesca artesanal; Agarrar o Oceano; Tecnologia participativa; Emancipação das Comunidades Piscatórias; Transdisciplinaridade.
Propriedade intelectual
Baseado em conhecimento tácito (know-how based).
NOVA Inventors
Mónica Mesquita