Soluções à Medida e Centradas nas Pessoas para Fomentar a Investigação e Desenvolvimento de Fármacos, Comunicação Científica e Literacia da Saúde

Make an Enquiry

CDG&Allies fornece soluções personalizadas e centradas nas pessoas para potenciar a Investigação e Desenvolvimento de Fármacos, Comunicação Científica e Literacia da Saúde.

Contexto

O envolvimento dos doentes (e não-peritos em geral) na investigação científica está a tornar-se uma prática comum e uma exigência regulamentar, sendo particularmente importante nas doenças raras, dada a especificidade destas perturbações, a escassez de doentes, amostras e informação fiável. No entanto, a implementação do envolvimento dos doentes carece frequentemente de estratégias eficazes e comprovadas, especialmente durante as fases iniciais do desenvolvimento de medicamentos.

Sobre a tecnologia

A CDG & Allies desenvolveu uma metodologia eficiente, adaptável e centrada no paciente para acelerar a investigação, apoiar empresas de biotecnologia e farmacêuticas, sistemas de saúde e associações de pacientes interessados em conduzir a investigação. O seu foco principal são as doenças raras, sendo as Doenças Congénitas de Glicosilação (CDG) utilizadas como modelo. Foi criada uma gama variada de serviços a preços competitivos e personalizados, visando e envolvendo vários públicos – i) investigação, ii) doentes e iii) comunidade em geral. O nosso sólido conhecimento científico, a experiência internacional permitiu-nos criar uma carteira de projetos inovadora que continua em expansão. Além disso, a natureza versátil e ajustável da nossa metodologia torna-a transponível para outras doenças raras, crónicas ou mais comuns, tais como o cancro.

Fig. 1: Metodologia CDG & Allies

Mais Detalhes:

Several other papers available, these are a representative selection.

Estágio de Desenvolvimento

• TLR 4/5 – Testes in vitro de fármacos/compostos utilizando células derivadas de doentes; envolvimento dos doentes na investigação, literacia para a saúde e comunicação científica.

Benefícios

Sendo inspirados por um grupo heterogéneo de doenças raras (CDG), a nossa metodologia centrada no doente oferece:

• Uma vasta gama de serviços que asseguram um envolvimento precoce e contínuo dos doentes e um envolvimento sustentado dos doentes na investigação. Além disso, um bom conhecimento das necessidades dos doentes está em conformidade com as orientações das agências reguladoras (EMA, FDA), o que pode facilitar e acelerar o processo de avaliação regulamentar;
  • Um âmbito internacional;
  • Uma metodologia altamente versátil e orientada para os resultados.

As qualidades de ponta do nosso trabalho têm sido repetidamente demonstradas pelas nossas várias publicações e eventos reconhecidos mundialmente.

Aplicações

• Envolvimento dos pacientes na investigação em fase inicial e ao longo de diferentes fases de desenvolvimento clínico (desde as fases iniciais até à avaliação regulamentar);
  • Testes de eficácia de medicamentos in vitro para o desenvolvimento de novas terapias ou estudos de prova de princípio;
  • Sensibilização, divulgação e campanhas educativas no campo da medicina/investigação dirigidas às populações de doentes, gerais e de investigação.

A CDG & Allies fornece serviços adaptados/interessados às necessidades específicas, incluindo (mas não limitados a):

• Promoção e consultoria em literacia sanitária (desenvolvimento e divulgação de conteúdos educativos e de sensibilização (por exemplo, campanhas nos meios de comunicação social, comunicados de imprensa, webinars);
  • Recolha de dados alimentados por doentes através de inquéritos (perícia no desenvolvimento, divulgação e administração e análise de inquéritos);
  • Conceção de investigação centrada no doente (recrutamento de doentes, comités consultivos e criação de grupos focais, facilitação de comités de ética, divulgação de resultados);
  • Organização de eventos científicos (por exemplo, conferências e workshops);
  • Testes in vitro em modelos de doença apropriados (experiência com modelos celulares, testes de medicamentos/compostos, análise comparativa de transcriptomas).

Exemplos de Materiais Produzidos:

• Artigos médicos, cartas, relatórios ou resumos e cartazes;
  • Preparação de diretrizes médicas;
  • Preparação, revisão e apresentação de pedidos de financiamento;
  • Preparação e submissão de documentos do comité de ética;
  • Materiais em linguagem simples (resumos, infografias, vídeos);
  • Entrevistas, comunicados de imprensa, artigos de imprensa;
  • Postos nos meios de comunicação social;
  • População e construção de conteúdos do website.

Exemplos de testes in vitro realizados:

• Testes de viabilidade;
  • Doses efetivas;
  • Validade do alvo;
  • Análise Transcriptómica Comparativa;
  • Ensaio funcional.

Exemplos de software/plataformas utilizadas:

• Software R para bioinformática e métodos estatísticos apropriados;
  • Formulários de Survey Monkey/Google;
  • NVivo;
  • Weebly;
  • Canva.

Oportunidades

O CDG & Allies com sede na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa procura oportunidades de investigação colaborativa e de prestação de serviços comerciais, tanto do sector público como do privado.
Exemplos incluem:
  • World CDG Organization Platform: Worldcdg.org;
  • Campanhas nas redes sociais (World CDG Awareness Day campaign (ver vídeo)); )
  • World CDG Conference for Families and Professionals (+4 edições preparadas);
  • Materiais em linguagem clara e simplificada (e.g. Rare CDG infographicsGlycoland).

Propriedade Intelectual

• Baseado em conhecimento tácito (know-how based).

Centro de Investigação

UCIBIO.