Sonda de correntes de Foucault para geometrias tubulares
A presente invenção consiste numa sonda de correntes de Foucault (eddy current) para testagem não-destrutiva de componentes com geometria circular. A sonda é composta por duas funcionalidades principais: a bobine sensorial e a de excitação, cuja disposição permite uma maior sensibilidade na testagem dos componentes.
Sobre a tecnologia
A bobine sensorial consiste numa matriz de bobine espiralizada dispostas num formato trapezoidal planar num substrato flexível em torno de uma estrutura cilíndrica.
A bobine de excitação consiste numa espiralização com um ângulo β = [40, 70]º. Esta inclinação gera correntes de Foucault na sua direção que são distribuídas por defeitos axiais e tangenciais. O ângulo de excitação tem de ser tal que o defeito que atravessa a bobine sensorial atravessa a bobine de excitação pelo menos uma vez. Isto permite garantir que existem correntes a fluir através do defeito em dado momento sob a influência da bobine sensorial.
A estrutura pode ser produzida em ácido polilático (PLA) através de métodos de manufatura aditiva, usando métodos de impressão tridimensional, nomeadamente FDM, que permitem alcançar estruturas de maior complexidade.
Esta solução permite a deteção de microdefeitos que não seriam detetados com as soluções existentes.
Esta sonda permite, ainda, a deteção de defeitos sob qualquer orientação e providencia informação sobre ambas as posições axial e tangencial.
Esta sonda é, também, customizável, económica e eficaz do ponto de vista de custo.
Opera em materiais com muito baixa permeabilidade magnética, semelhantes ao ar (µr ≈ 1) e baixa condutividade elétrica.
Estágio de desenvolvimento
TRL 6 – Protótipo desenvolvido e testado sob certas condições.
Propriedade Intelectual
Pedido de patente concedido em Portugal (PT109373).
NOVA Inventors
Ewa Bogel-Lukasik