Teste serológico para deteção da pneumonia Pneumocystis
Um antigénio recombinante sintético de Pneumocystis jirovecii e um teste ELISA para a deteção de anticorpos anti-P.Jirovecii foram desenvolvidos para serodiagnósticos de pneumonia intersticial severa.
Visão geral
O Pneumocystis jirovecii é um fungo oportunista comum capaz de causar pneumonia intersticial aguda (PIA) que continua a ser a principal doença definidora de SIDA na Europa e nos EUA e é uma preocupação crescente em pacientes não infetados com HIV submetidos a terapias imunossupressoras.
O diagnóstico laboratorial padrão do PIA baseia-se na visualização microscópica de organismos P.jirovecii tingidos e/ou na deteção de DNC através de PCR em amostras respiratórias, que são obtidas com técnicas invasivas.
Assim, o desenvolvimento de um teste serológico é essencial, pois permite o diagnóstico de PIA em amostras biológicas minimamente invasivas, como, por exemplo, o sangue.
Visão Tecnológica
Nesta invenção, foi criado um antigénio multi-epítopo sintético recombinado (ASR) do P. jirovecii, baseado na glicoproteína de grande superfície (Ggs), que contém epítopos partilhados e específicos para espécies, explicita respostas imunológicas protetoras humorais e celulares e desempenha um papel central na interação Pneumocystis-hospedeiro. A seleção do epítopo reativo, putativo, do Ggs foi feito através da identificação da fração terminal da sua porção no meio (GgsB) e duas porções de antigénio reativo da fração terminal de carboxilo (GgsC), usando abordagens bioinformáticas para analisar propriedades eletroquímicas, polaridade, posição relativa à membrana e perfil hidrofóbico dos polipeptídeos específicos. A invenção apresentada visa também oferecer uma técnica ELISA para a deteção de anticorpos anti-P. jirovecii Ig, IgG e IgM em amostras biológicas de indivíduos, nomeadamente em soros. (Patente PT 109078).
O RSA do Ggs consegue detetar anticorpos anti-P. jirovecii específicos. Os níveis de anti-P.jirovecci IgG, poder ser usados apenas para identificação de populações. Os níveis de anti-P.jiroecci IgM apresentaram um aumento estatisticamente significante em pacientes com PIA comparativamente com os pacientes sem PIA; e o teste ELISA para IgM anti-P.jirovecci mostrou grande sensibilidade e boa especificidade, quando associado a critérios de diagnóstico clínicos.
Com a sua abordagem inovadora, conseguimos produzir um antigénio recombinante sintético, específico para P.jirovecci, capaz de funcionar como um sensor de PIA quando aplicado num ensaio ELISA para deteção de anticorpos anti-P.jirovecci IgM. Este método, sensível e fácil de usar, ajudará a diminuir o número de casos PIA que ainda existem em países industrializados e, especialmente, em países em desenvolvimento onde é difícil implementar técnicas de diagnóstico laboratoriais e métodos para obter amostras adequadas.
Mais detalhes
- TOMÁS A. L., CARDOSO F., ESTEVES F. & MATOS O. 2016. Serological diagnosis of pneumocystosis: production of a synthetic recombinant antigen for immunodetection of Pneumocystis jirovecii. Scientif Reports, 6, 36287. doi: 10.1038/srep36287
Estágio de desenvolvimento
TRL – 3/4 – Este novo método pode ser usado para detetar infeções por P.jirovecci e para testes de diagnóstico de PIA, diminuindo a necessidade de amostras biológicas obtidas com técnicas invasivas, o que é um grande benefício para o cuidado do paciente e uma melhoria na gestão clínica da doença.
Aplicações
- Diagnóstico de PIA;
- Deteção de anticorpos anti-P.jirovecci;
- Ferramenta discriminatória entre infeções por Pneumocystis e infeções por outros fungos.
Oportunidades
- Disponível para licenciamento;
- Em busca de parceiro comercial.
Palavras-chave
Pneumonia por Pneumocystis; glicoproteína de grande superfície; antigénio recombinado sintético; diagnóstico serológico; ELISA.
Propriedade intelectual
NOVA Inventors
Fernando Manuel Cardoso
Olga Guerreiro de Matos
Francisco Esteves
Ana Luísa Chocalheiro