Museu Virtual da Indústria de Pesca Tradicional
Co-construção de um Museu Virtual da Pesca Tradicional para promover a herança natural, histórica e cultural das comunidades piscatórias.
Visão geral
O acesso a tecnologias digitais possibilita a disseminação, apreciação e preservação da herança histórica, cultural e natural das comunidades piscatórias através da co-construção de um Museu Virtual. Esta construção é produzida em contexto escolar e a sua função é a divulgação e disseminação de uma herança relacionada com as Artes Piscatórias Tradicionais, previamente identificada pelos alunos e representantes da identidade cultural desta comunidade, que é culturalmente subvalorizada. A construção do Museu começa na própria comunidade, neste caso na comunidade estudantil.
O Museu tem, também, a função de contextualização e ilustração de conhecimento formal. A co-construção do Museu Virtual, baseado nos conteúdos da disciplina de História, nas atividades económicas, às quais as suas famílias estão associadas e no contexto social, geográfico e profissional da região, permite o reforço da educação inclusiva, tornando-se um elemento mediador entre o conhecimento formal e a educação informal dos alunos da comunidade piscatória da Costa da Caparica, promovendo a sustentabilidade destas comunidades pela participação nas diferentes esferas da sociedade.
Visão Tecnológica
O desenho do protótipo do Museu Virtual não foi construído a partir de coleções museológicas já existentes nem foi baseada em objetos de coleção. Começou a partir da conceção e identificação do conhecimento informal, a partir do contributo estudantes da comunidade piscatória, da relação que é estabelecida entre este e o conhecimento formal apresentado na disciplina de História, e nas expectativas que estes estudantes têm na relação com a herança da sua comunidade.
A investigação e proposta de soluções para a exploração da orientação real e concetual do museu, e um uso mais centrado no utilizador, implicando que o visitante seja utilizador, é uma mais-valia. A ferramenta que os alunos usam para fotografia, filmagem, gravação e inserção de documentação é a plataforma Moodle, devido à sua diversidade, nos contextos de escola e aprendizagem, porque permite operar, onde é necessário, o uso de outras ferramentas digitais, sem ser preciso conhecimento em áreas tecnológicas específicas.
O Museu torna-se, assim um espaço de inovação e criatividade. O Museu é também um espaço de acesso por direito próprio.
Mais detalhes
Estado de Desenvolvimento
TRL 1 – Princípios básicos observados.
Benefícios
O acesso a informação relacionada com as comunidades piscatórias nas áreas legislativas, ambientais, históricas e de herança. Como é um museu construído num contexto escolar, permite conexões com outras escolas e instituições relacionadas com o mar, perca e atividades ambientais. Torna-se assim um centro educativo inovador em Portugal.
Oportunidade
Procura investimento.
Palavras-chave
Museu Virtual; Comunidades piscatórias; Herança histórica e natural.
Propriedade Intelectual
- Baseado em conhecimento tácito (know-how based).
NOVA Inventors
Marta Torres