WOM-iCARE – hidrogel tópico à base de tensioactivos para prevenção e tratamento de infeções ou perturbações da pele e/ou das mucosas

Make an Enquiry

Um hidrogel antibactericida para um melhor controlo das infecções da pele e/ou das mucosas. Administração tópica, eficaz e segura. Sem resistência microbiana.

CONTEXTO

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) constituem um grave problema de saúde pública e socioeconómico. Estas infeções propagam-se predominantemente através do contacto sexual desprotegido e podem também ser transmitidas de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Os esforços atuais para tratar estas infeções são ineficazes: as vacinas profilácticas ainda não são uma realidade e os atuais tratamentos terapêuticos com antibióticos estão a ser postos em causa pelo aumento da resistência antimicrobiana. É o caso, em particular, das IST causadas por N. gonorrhoeae, o agente etiológico da gonorreia, a segunda IST mais comum em todo o mundo, estimando a OMS que, em 2020, haverá 82,4 milhões de novas infeções entre adultos com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos. Atualmente, a N. gonorrhoeae é resistente a quase todas as classes de antimicrobianos disponíveis e foi reconhecida pela OMS e pelo Centro de Controlo de Doenças como uma “superbactéria” que poderá em breve tornar-se intratável. Por conseguinte, existe uma necessidade urgente de desenvolver novas formulações antimicrobianas para tratar as infeções por N. gonorrhoeae.

O WOM-iCARE oferece uma solução promissora para este problema crescente. Especificamente concebido para combater infecções bacterianas, como a N. gonorrhoeae, proporciona uma prevenção e um tratamento direcionados. Ao combinar eficácia, segurança e acessibilidade, contornando simultaneamente a resistência microbiana, esta tecnologia representa um avanço crítico no controlo de infeções.

O WOM-iCARE também pode ser utilizado para tratar e prevenir infeções causadas por: Chlamydia trachomatis, Streptococcus agalactiae, Staphylococcus aureus Staphylococcus epidermidis, Pseudomonas, aeruginosa, Mycoplasma genitalium, Gardnerella vaginalis, Treponema pallidum, Haemophilus ducreyi, Klebsiella granulomatis (ou Calymmatobacterium granulomatis) ou misturas destas.

SOBRE A TECNOLOGIA

Figura 1.

 

O WOM-iCARE é um hidrogel seguro, eficaz e de largo espetro que contém bactericidas, oferecendo um controlo direcionado da infeção bacteriana sem induzir resistência e sem efeitos adversos relatados na mucosa vaginal ou alterações no microbioma vaginal em ratinhos. Até à data, foi realizada uma prova de conceito in vivo, demonstrando a eficácia e o perfil de segurança deste produto para infeções causadas por N. gonorrhoeae, uma bactéria Gram-negativa.

O hidrogel de celulose à base de surfactante catiónico sem antibióticos contém um surfactante catiónico de amónio quaternário de cadeia curta, especificamente brometo de N-dodecilpiridínio (C12PB) como princípio ativo, que induz especificamente a morte de bactérias sem comprometer as células eucarióticas ou o microbioma vaginal.

O hidrogel é um polímero biocompatível à base de celulose, composto por hidroxietilcelulose e hidroxipropilmetilcelulose.

O WOM-iCARE foi testado in vitro e in vivo em ratinhos BALB/c ovariectomizados infectados com N.gonorrhoeae. As experiências mostraram que:

  1. O C12PB manteve a sua atividade antibacteriana quando conjugado com o hidrogel (artigo Figura 5).
  2. O hidrogel carregado com C12PB tem um perfil seguro:
    • Preservou a viabilidade das células epiteliais Caco-2 de mamíferos e a integridade da mucosa do ratinho (através da histopatologia da vagina, do colo do útero, do útero e do tecido do ovário em ratinhos Balb/c após administração intravaginal (artigo Figura 5 e Figura 7).
    • O hidrogel carregado com C12PB não induziu o aumento da expressão de citocinas inflamatórias em Caco-2 (Artigo Figura 5).
    • análise histológica da mucosa vaginal indicou que a administração intravaginal de hidrogéis de C12PB até à concentração micelar crítica (CMC)/5 em ratinhos BALB/c apenas induziu uma inflamação moderada a mínima tanto na submucosa como na camada muscular do útero (Artigo Figura 7).
    • não induziu alterações no microbioma vaginal em ratinhos, sugerindo que a saúde vaginal foi preservada (Artigo Figura 8).
  3. Seletividade em relação ao gonorrhoeae em comparação com as células hospedeiras e o microbioma vaginal (artigo Figura 5 e Figura 8).
  4. Não induziu resistência antimicrobiana e resistência cruzada aos antibióticos (Artigo Figura 2).
  5. Libertação sustentada e controlada do fármaco (Artigo Figura 4 e Figura 6)
  6. Uma única aplicação de WOM-iCARE reduziu o número de gonorreias num modelo de ratinho com infeção por gonorreia (Artigo Figura 8).

O WOM-iCARE MVP foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um método de administração confortável e localizado devido às caraterísticas do hidrogel – absorve grandes quantidades de água, mantendo uma consistência semelhante à do gel. Pode ser auto-administrado, é inodoro e incolor, e de fácil remoção, proporcionando um método de administração confortável e discreto que assegurará, no futuro, a facilidade de utilização e contribuirá para a satisfação do doente.

MAIS DETALHES

Calado R.D.A., Mendes, B.B., Conniot J., Ravasco J. M. J. M., Sobral D., Ferreira C., Ferreira R., Rodrigues J.C., Santos D., Duarte S., Vieira L., Inácio A.S., Carrêlo H., L.C. Vaz W.L.C., Paulo Gomes J.P., Nunes A., Conde J., O. V. Vieira. Preclinical assessment of an antibiotic-free cationic surfactant-based cellulose hydrogel for sexually and perinatal transmitted infections. Matter 2024, 7(6), pp.2205-2235.doi.org/10.1016/j.matt.2024.04.002.

https://www.cell.com/matter/abstract/S2590-2385(24)00157-7?_returnURL=https%3A%2F%2Flinkinghub.elsevier.com%2Fretrieve%2Fpii%2FS2590238524001577%3Fshowall%3Dtrue

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

TRL 3 – prova experimental do conceito

O WOM-iCARE, um hidrogel de celulose à base de surfactante catiónico sem antibióticos, é altamente eficaz num modelo pré-clínico de infeção por N. gonorrhoeae, em que uma única aplicação mostrou uma redução da infeção de 2 a 3 vezes, sem perturbar a integridade da barreira epitelial vaginal, induzir inflamação da mucosa, interferir com a resposta imunitária inata ou alterar a flora vaginal.

Podem ser estudadas outras aplicações para diferentes infeções bacterianas, quer na mucosa quer na pele.

BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES 

O WOM-iCARE apresenta uma alternativa superior às opções de tratamento actuais (antibióticos), uma vez que oferece os seguintes benefícios

  • Eficácia: Eficácia demonstrada na redução da infeção por gonorreia em modelos pré-clínicos, com apenas uma aplicação, incentivando a adesão e a utilização consistente.
  • Segurança: Não foi observada qualquer resposta inflamatória ou danos na mucosa vaginal, nem impacto percetível no microbioma vaginal, o que reforça a sua aceitação para uso profilático.
  • Resistência antimicrobiana: Não induz resistência antimicrobiana, oferecendo uma solução sustentável.
  • Acessibilidade: Os baixos custos de produção e o prazo de validade estável à temperatura ambiente garantem custos reduzidos de produção e distribuição. Também dispensa a necessidade de profissionais treinados para administrar o tratamento.
  • Facilidade de utilização: a formulação em gel inodora, incolor e de fácil utilização permite uma autoadministração conveniente e uma remoção fácil, aumentando a adesão dos doentes à terapêutica e reduzindo assim os encargos para o sistema de saúde.

O WOM-iCARE é adequado para utilização como microbicida no tratamento tópico e na profilaxia da N. gonorrhoeae.

Em particular, temos também dados demonstrativos da elevada eficácia do WOM-iCARE contra Streptococcus agalactiae. Esta bactéria é responsável pela maioria das infeções do recém-nascido e é transmitida de mãe para filho durante a gravidez e o parto.

Outras infeções alvo incluem: Chlamydia trachomatis, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Pseudomonas aeruginosa, Mycoplasma genitalium, Gardnerella vaginalis, Treponema pallidum, Haemophilus ducreyi, Klebsiella granulomatis (ou Calymmatobacterium granulomatis).

PROPRIEDADE INTELECTUAL

  • HIDROGEL À BASE DE SURFACTANTES, MÉTODOS E UTILIZAÇÕES DOS MESMOS (EP24160080.8, data de prioridade: 16/02/2024)Requerentes: Universidade NOVA de Lisboa (PT) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (PT)

OPORTUNIDADE

  • Procura de parceiros de co-desenvolvimento para amadurecer o WOM-iCARE até aos TRL mais elevados
  • Aberto a oportunidades de licenciamento exclusivo e não-exclusivo
  • Aberto a financiamento para criar uma spinout

NOVA Inventors

Otília Vieira

João Conde

Bárbara Mendes

João Conniot

Rita Calado

Winchil Luís

NOVA Medical School – UNL

Em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge