AquaInSilico

Make an Enquiry
A empresa AquaInSilico dedica-se ao desenvolvimento de soluções de digitalização no sector de tratamento de águas residuais e valorização de resíduos. Estas ferramentas têm como objetivo principal o de monitorizar, controlar e otimizar os variados processos biológicos e químicos utilizados nestes sectores.

A jovem spin-off nasceu do trabalho de uma equipa de investigação do grupo Engenharia Bioquímica (Bioeng) da UCIBIO (Departamento de Química, FCT NOVA), que foi capaz de replicar processos biológicos em algoritmos que simulam o funcionamento dos vários processos de tratamento de águas residuais. Os chamados modelos metabólicos são uma ferramenta sofisticada que tem como base o conhecimento fundamental e aplicado sobre os diversos sistemas biológicos e químicos usados na área da biotecnologia industrial e ambiental. Esta ferramenta permitirá a vários sectores industriais, tais como estações municipais de tratamento de águas residuais, empresas de recuperação de resíduos, de processamento de alimentos, cervejarias, produtoras de pasta de papel, petrolíferas e siderúrgicas, adaptarem os seus sistemas de tratamento de resíduos de forma a anteciparem possíveis distúrbios nas instalações e tornarem o processo mais eficiente. Com base nos trabalhos anteriormente desenvolvidos, estima-se que estas empresas consigam economizar até 25% dos seus custos operacionais totais.

A spin-off fundada por Jorge Santos, Mariana Matos e Maria Ascensão Reis da FCT NOVA, com participação da Frontier IP, foca-se no desenvolvimento de soluções inovadoras que promovem a economia circular em diversas indústrias.