BLOODless – Dieta inovadora para criação de mosquitos vetores da malária

Make an Enquiry

Dieta eficaz para procriação de mosquitos em cativeiro sem a utilização de sangue.

Contexto

A malária é uma doença infeciosa transmitida por fêmeas do mosquito Anopheles que representa um importante risco para a saúde mundial. O controlo da infeção é feito sobretudo através do controlo do vetor, isto é, do mosquito transmissor da doença. Nos últimos anos têm surgido várias medidas inovadoras de controlo vetorial como, por exemplo, a libertação de mosquitos geneticamente modificados ou a introdução de machos estéreis, que dependem da criação em laboratório de mosquitos em grandes quantidades. Esta produção, na escala dos milhões é limitada, já que as fêmeas dos mosquitos precisam alimentar-se de sangue para produzir ovos e assim completarem o seu ciclo de vida. O uso de grandes quantidades de sangue (geralmente de doadores humanos ou animais experimentais) constitui uma forte desvantagem como resultado de questões éticas e financeiras.

A Tecnologia

Foi desenvolvida uma eficiente dieta artificial eficiente e isenta de sangue para a criação de mosquitos Anopheles, que pode contribuir para o esforço global de eliminação da malária. O método desenvolvido permite a eliminação da utilização de animais para a criação de mosquitos, diminui o risco de introdução acidental de organismos patogénicos e tem o potencial de ser usada em aplicações inovadoras de controlo. Mais ainda, esta dieta artificial pode ser usada em locais remotos onde a doença é endémica (como em África). Além disso, esta dieta artificial pode ser aplicada em locais remotos onde a doença é endémica (especialmente em África).

Mais detalhes

Marques J, Cardoso JCR, Felix RC, Santana RAG, Guerra MGB, Power D, Silveira H. 2018. Fresh-blood-free diet for rearing malaria mosquito vectors. Sci Rep. 8:17807. DOI: 10.1038/s41598-018-35886-3

Marques J, Cardoso JCR, Felix RC, Power D, Silveira H. 2020. A Blood-Free Diet to Rear Anopheline Mosquitoes. J. Vis. Exp. (155), e60144, doi:10.3791/60144”

Estado de desenvolvimento

TRL 4 – tecnologia validada em laboratório

Benefícios

BLOODless é a única dieta disponível para a criação de mosquitos da malária que não necessita de sangue ou derivados de sangue fresco e que imita a refeição de sangue padrão utilizada na produção de mosquitos.

Quando comparado com a maneira usual de criação de mosquitos (usando sangue) esta dieta não requer:

  • Animais de laboratório;
  • Sangue humano ou animal;
  • Autorizações éticas complexas;
  • Cadeia de distribuição complexa;
  • Instalações para animais e pessoal qualificado

A dieta Bloodless pode ser preservada por períodos mais longos quando comparado com dietas baseadas em sangue e reduz o risco da transmissão acidental de organismos patogénicos.

Além disso, outras dietas artificiais mostraram relativo sucesso em mosquitos Aedes, mas revelaram sucesso limitado ou inexistente quando usadas a mosquitos Anopheles (vetores da malária).

Aplicações

Esta tecnologia será do interesse de:

  • Insectários de Anopheles e Institutos de Investigação;
  • Empresas e Institutos que produzem/testam vacinas anti-malária ou mosquitos transgénicos.
  • Programas de Controlo de Doenças transmitidas por vetores

Oportunidade

Disponível para licenciamento

Procuram parceiros de codesenvolvimento

IP Status

NOVA Inventors

Henrique Silveira

Joana Marques

logotipo_IHMT-horizontal - IHMT