Os consumidores e a sua relação com neuro-marketing e neurociências [NI-SERV-2020-29]

Make an Enquiry

O NOVA Marketing Analytics Lab conduz investigação comportamental com métodos experimentais e de neuro-marketing.

Oportunidades a promover

Prestação de serviços/ Conhecimento

Visão geral

A missão do NOVA Marketing Analytics Lab é a investigação, de alto-nível, nas áreas de marketing analítico e de marketing orientado pelos dados, desenvolvendo informações para empresas e para fins académicos. A sua missão é estudar a atenção dos consumidores para obter perceções do seu comportamento e perceber o que condiciona a sua tomada de decisão, através do uso de equipamento confiável.

Acreditamos que aliar métodos de pesquisa comportamental avançada a ferramentas de neuro-marketing é crucial para ganhar insights comportamentais. Assim, os nossos projetos têm como base um conhecimento profundo do comportamento dos consumidores, usando métodos experimentais e ferramentas de neuro-marketing para medir respostas fisiológicas (cérebro, olhos e pele).

O laboratório tem os seguintes recursos para poder obter conhecimentos comportamentais valiosos:

Ferramentas de Neuro-marketing:

  1. Eletroencefalograma (EEG);
  2. Rastreador de olho;
  3. Óculos de rastreamento de olho;
  4. Resposta Galvânica da pele.

Softwares analíticos:

  1. Tobi Pro Lab;
  2. IBM SPSS;
  3. SmartPLS;
  4. Qualtrics;
  5. R Studio.

O nosso trabalho consiste em desenvolver ferramentas analíticas para melhor compreender os consumidores, e isto é feito através de processos que emanam de duas áreas:

  • Ciência do consumidor e Neuro-marketing: medição de respostas fisiológicas que não (ou dificilmente) podem ser auto-reportadas por consumidores para obter um entendimento profundo e do comportamento do consumidor; uso de ferramentas de neuro-marketing que não são intrusivas e são facilmente adaptadas a cada consumidor.
  • Ciência de dados e inteligência artificial para o Marketing: uso de processadores de dados na Inteligência Artificial de modo a criar clusters, prever comportamentos e desenvolver soluções de negócios à medida dos consumidores.

Vantagens competitivas

O NOVA Marketing Analytics Lab é um laboratório multi-disciplinar focado na experimentação na área do marketing. Equipas de áreas diferentes participam em projetos para expandir os nossos conhecimentos do comportamento do consumidor. Acreditamos que outras áreas fornecem um leque de conhecimentos valiosos, e o nosso laboratório trabalha para as integrar.

Aplicações

Este serviço será do interesse de:

  • Parceiros na área da investigação, para uma continuação do codesenvolvimento de investigação académica de alto nível de modo a contribuir para corpo de informações das ciências comportamentais;
  • Parceiros governamentais de modo a desenvolver campanhas públicas e programas de alto impacto (por exemplo, campanhas de saúde pública);
  • Empresas interessadas em obter conhecimentos intrínsecos ao consumidor para se adaptarem às necessidades dos mesmos.

Unidade de investigação

NOVA Marketing Analytics Lab.

O ISEGI agora é NOVA IMS | Mais Educativa