Pan European Seal Young Professionals Programme 2024/2025

A Universidade NOVA de Lisboa faz parte da Pan-European Seal Network e alargou recentemente o Pan-European Seal Young Professionals Programme, oferecido conjuntamente pelas maiores organizações europeias de Propriedade Intelectual (PI) – o Instituto Europeu de Patentes (EPO) e o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).

Sobre o programa

Este programa de estágios proporciona a jovens graduados e estudantes universitários de alto desempenho, no seu último ano de estudos (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento), o acesso a, pelo menos, 12 meses de estágios remunerados no EPO, em Munique, Alemanha, ou no EUIPO, em Alicante, Espanha, contribuindo para a sua inserção no mundo competitivo da PI através de uma enriquecedora experiência profissional multicultural, formação avançada e trabalho de equipa.

Quem se pode candidatar?

Cada organização tem os seus próprios critérios de elegibilidade:

EPO:

• Nacionais de qualquer um dos estados membros do EPO;
  • Detentores de diploma (Licenciatura/Mestrado/Ph.D.).
    • No caso de programas de mestrado de 5 anos – apresentando um atestado da universidade confirmando o nível de bacharelato dos estudos concluídos até agora (incluindo o número de ECTS concluídos).
    • Os candidatos que ainda não possuem diploma mas que se encontram no último ano dos seus estudos de Licenciatura/Mestrado/Doutoramento e esperam receber o diploma o mais tardar no início do programa (Setembro de 2024), a candidatura deverá conter informação sobre a data prevista para a conclusão dos estudos.
  • Ter concluído os cursos de e-learning do EPO indicados (informações adicionais seguirão apenas aos candidatos selecionados que integrarão a lista de pré-seleção da NOVA);
  • Ter conhecimentos de pelo menos uma das três línguas de trabalho do EPO (alemão, inglês ou francês) a um nível mínimo de proficiência B1.

EUIPO:

• Nacionais dos Estados membros da União Europeia e dos países candidatos/terceiros;
  • Candidatos que tenham estado inscritos num qualquer grau no ano letivo 2023/2024.
  • Detentores de diploma (Licenciatura/Mestrado/Ph.D.) em setembro de 2024.
  • Terem completado os cursos online da EUIPO (informações adicionais seguirão apenas aos candidatos selecionados que integrarão a lista de pré-seleção da NOVA);
  • Ter conhecimentos de pelo menos uma das cinco línguas de trabalho da EUIPO (alemão, inglês, francês, espanhol ou italiano) a um nível mínimo de B1.
Como se candidatar?

Os candidatos só podem ser aceites se forem pré-selecionados pela Universidade NOVA de Lisboa.

Por conseguinte, deve começar por preencher este formulário até 23 de fevereiro de 2024.

O gabinete NOVA Impact, em articulação com as Unidades Orgânicas da NOVA, seleccionará os candidatos que integrarão a shortlist a enviar para o EPO e para a EUIPO. Estes candidatos terão então de se candidatar às instituições para apresentar a sua candidatura online e completar os cursos exigidos pela instituição a que se candidatam.

Nota: Os estudantes da Escola de Direito NOVA devem contactar diretamente os serviços responsáveis desta Escola (Carreiras e Relações Institucionais) informando sobre a sua intenção de se candidatarem a este Programa. Consulte, por favor, a Prof.ª Giulia Priora.

Os candidatos nomeados pela NOVA devem comprometer-se a realizar o estágio se forem subsequentemente selecionados pelo EPO ou EUIPO.

Datas importantes
  • Apresentação de pré-candidatura no formulário da NOVA – Até 23 de fevereiro de 2024;
  • Prazo-limite para a universidade fornecer a sua lista restrita ao EPO/EUPO – 29 de fevereiro de 2024;
  • Candidatos pré-seleccionados para submeterem a sua candidatura em linha – EPO: 15 de março de 2024; EUIPO: 30 de março de 2024.
  • Comunicação dos resultados aos candidatos pelo EPO/EUIPO – Meados de junho de 2023;
  • Data de início do programa e cerimónia de abertura no EPO /EUIPO – Meados de setembro de 2023.
Bolsa de estágio
  • EPO:
    • Primeiro ano: 2.200€/mês
    • Segundo e terceiro anos: 3.300€/mês
  • EUIPO:
    • 1.200€/mês.
Informação Adicional

As informações disponíveis neste sítio não dispensam a consulta das páginas do EPO e do EUIPO:

Consulta, ainda, a seguinte documentação:

EPO:

EUIPO:

Para informação adicional, contacta o gabinete NOVA Impact.