Modelo Tridimensional de Retinopatia Diabética Precoce

Make an Enquiry

Um desenvolvimento de cultura celular in vitro para novos testes terapêuticos/ investigação pré-clínica para novos medicamentos para diabéticos para DR.

CONTEXTO

Há um interesse crescente em encontrar alternativas aos testes em animais, porque, para além de serem dispendiosos, demorados e eticamente questionáveis, os dados provenientes de animais não conseguem frequentemente prever os resultados obtidos em ensaios clínicos em humanos. Além disso, uma prevalência crescente da diabetes, uma população geriátrica em crescimento, e uma prevalência crescente da cegueira devido à diabetes estão entre os principais fatores previstos para impulsionar o crescimento do mercado de organóides durante o período de previsão.

 

SOBRE A TECNOLOGIA

Esta tecnologia é um desenvolvimento de cultura celular in vitro para novos testes terapêuticos/ investigação pré-clínica para novos fármacos anti-olhos diabéticos para retinopatia diabética (DR) utilizando organóides retinianos diferenciados de células estaminais pluripotentes induzidas em laboratório (hiPSC) para gerar um modelo de doença de DR precoce.

Este modelo de doença em 3D reproduz as principais características moleculares e celulares da fase inicial de DR. Esta ferramenta de simulação de doenças é extremamente poderosa para o processo de desenvolvimento de fármacos farmacêuticos que visam os DR, desde a descoberta de fármacos ou terapia genética até à investigação pré-clínica, sendo útil para seleccionar os mais promissores candidatos a fármacos para ensaios clínicos.

A fim de desenvolver o modelo de doença in vitro para DR, foi utilizado um protocolo previamente estabelecido para organóides da retina humana como ponto de partida para diferenciar os hiPSC e, subsequentemente, gerar um modelo de DR precoce, optimizando a sua exposição a um microambiente diabético.

Vários ciclos de optimização e validação foram realizados utilizando condições que induzem o ambiente diabético em células e tecidos. Foram utilizadas marcas distintivas dos primeiros DR para afinar e alcançar as melhores condições que imitam o olho diabético nas fases iniciais da doença, nomeadamente, a fase de desenvolvimento dos organóides da retina, a duração do tratamento e a concentração de glicose a ser utilizada foram cuidadosamente optimizadas.

O produto é formulado como uma solução criopreservada, por exemplo, fornecido em crioviais congelados; linhas organóides prontas para semear em ensaios em placa com condições de crescimento estabelecidas com consistência e reprodutibilidade.

 

ESTADO DE DESENVOLVIMENTO

Technology Readiness Level (TRL): 3

 

BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES

Esta tecnologia 3D baseada em organóides é uma melhor ferramenta para empresas que visam a descoberta de medicamentos DR ou a terapia genética e a investigação pré-clínica, uma vez que apresenta as seguintes vantagens

  • o modelo 3D in vitro cria a organização celular da retina humana num olho diabético, resultando num modelo notavelmente preciso para o desenvolvimento de medicamentos que permite que os candidatos mais promissores sejam traduzidos em ensaios clínicos;
  • os iPSC humanos de indivíduos saudáveis (comercialmente disponíveis) são utilizados para induzir o organóide diabético, não existindo portanto qualquer necessidade de células de pacientes diabéticos com DR;
  • a existência de uma tecnologia baseada em organóides para DR evita e reduz a utilização de animais em estudos pré-clínicos. Além disso, o olho do rato é muito diferente do olho humano, sendo o modelo actual um modelo fiável que imita o olho humano;
  • a tecnologia actual é escalável: uma grande quantidade de organóides que podem ser obtidos a partir de iPSC humanos e criados num prato é ilimitada quando comparada com modelos animais comummente utilizados, limitada a dois olhos por animal;
  • os modelos de doenças organóides são uma ferramenta eficaz de redução de tempo e custo no rastreio de medicamentos e na investigação pré-clínica para a indústria biotecnológica e farmacêutica.

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

  • EP22217331.2 (Data de prioridade: 30/11/2022).
  • PCT/IB2023/062075

 

OPPORTUNITY

  • Disponível para licenciamento exclusivo e/ou procura de parceiros de codesenvolvimento para a realização de ensaios clínicos.

 

NOVA Inventors

Sandra Tenreiro

Maria Luísa Machado

Miguel Seabra

 

Ficheiro:Novo Logotipo NMS FCM.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre