Uso de ésteres fenilpropanóides como agentes antimicrobianos e citotóxicos
Ésteres de sacarídeos fenilpropanóides com diferentes graus e locais de substituição, e as suas utilizações como agentes antimicrobianos e citotóxicos.
Contexto
É amplamente reconhecido que as componentes à base de chumbo de fontes naturais são um recurso valioso para o desenvolvimento de novos medicamentos para enfrentar os crescentes desafios de saúde no mundo moderno. Durante as últimas décadas, mais de 150 ésteres de sacarídeos fenilpropanóides têm sido isolados e identificados a partir de plantas, usadas na medicina popular desde a antiguidade, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, entre outras atividades farmacológicas.
No entanto, a inexistência de processos de síntese destes materiais em laboratório e as reduzidas quantidades extraídas de plantas na sua forma pura, tem impedido a sua utilização farmacológica. De modo a evitar longos métodos de proteção/desproteção, normalmente seguidos na química dos hidratos de carbono, desenvolvemos um novo método para sintetizar estes componentes ativos e componetes análogos, com base num processo quimiosseletivo de um único passo.
A Tecnologia
Foram desenvolvidos métodos para a síntese de uma coleção de ésteres de sacarídeos fenilpropanoides e demonstradas as suas atividades antibacterianas, antifúngicas e antitóxicas para aplicações na indústria.
Os componentes à base de chumbo mostraram uma forte inibição contra todas as bactérias testadas, nomeadadamente Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Micrococcus flavus, Listeria monocytogenes, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella typhimurium, Escherichia coli e Enterobacter cloacae, e uma grande atividade antifúngica contra o Aspergillus versicolor, spergillus ochraceus, Trichoderma viride e Penicillium ochrochloron. Demonstrou-se ainda ter um potencial antioxidante e anti-tumoral moderado em linhas celulares humanas da mama e do intestino sem hepatotoxicidade. O produto sintetizado pode ser obtido em grandes quantidades e a um preço mais baixo em comparação com o produto extraído de forma natural e, portanto, com potencial de aplicação em diversas composições farmacológicas.
Estado de desenvolvimento
TRL 4 – Tecnologia validada em laboratório.
Benefícios
Devido às quantidades, na ordem dos miligramas, isoladas de plantas, as propriedades farmacológicas dos ésteres sacarídeos fenilpropanoides, que aparecem naturalmente, ainda não foram estudadas aprofundadamente e ainda não foram encontradas aplicações da sua forma pura. Com a síntese química apresentada através desta tecnologia, grandes quantidades destes compostos estarão disponíveis e poderão ser usados nas indústrias farmacêutica, cosmética e da alimentação.
A invenção apresenta também atividades biológicas destes compostos recentemente descobertas.
Aplicações
Esta tecnologia tem o potencial de fornecer bases para novas terapias antimicrobianas, novos ingredientes para cosméticos ou até alimentos e produtos. Portanto, pode ser importante para uma variedade de indústrias e mercados.
Oportunidades
Estes compostos podem ser úteis como agentes antibacterianos, antifúngicos, antioxidantes ou citotóxicos em farmacologia ou na área da cosmética.
A Universidade NOVA de Lisboa procura apoio/colaboração industrial para prosseguir com investigações clínicas relevantes, incluindo:
- Scale-up da síntese
- Continuação da otimização do composto de uma perspetiva química medicinal
- Testes toxicológicos
- Continuação dos testes in-vitro
- Estudos in-vivo
Propriedade intelectual
- Pedido de patente submetido (WO2020183442).
NOVA Inventors
Krasimira Todorova Markova Petrova